Centro Cultural Recoleta
Como o nome já fala, o Centro Cultural Recoleta fica no bairro da Recoleta e é um centro de exposições. Instalado em um edifício que originalmente albergava os monges conventuais (conhecidos como "recoletos"), é considerado Monumento Histórico Nacional.
Hoje o Centro Cultural Recoleta possui 27 salas de exposição, um micro-cinema, um auditório e um anfiteatro. Então tem de tudo: exposições de arte, concertos musicais, peças teatrais, recitais e etc., além de cursos e oficinas. Como o próprio Centro Cultural se define: "Uma fábrica cultural. Um espaço para pesquisar, criar e produzir novos eventos culturais e artísticos."
Funciona de terça a sexta das 13h30-22h e sábados, domingos e feriados das 11h30-20h. Não abre segunda-feira. Endereço: Junin 1930. Gratuito.
El Boliche de Roberto
Nada melhor do que ir ao Boliche de Roberto e mergulhar na cena noturna de tango raíz de Buenos Aires. O bar fica no bairro de Almagro e é famoso porque, segundo a lenda, ter tido um ilustre frequentador: Carlos Gardel. Dizem que ele frequentava o local quando criança.
O negócio é simples: local rústico, escuro para curtir um tango (sem as firulas das danças), curtir o momento, beber um “el fernet“, estar com os amigos e respirar cultura nacional argentina. Endereço: Bulnes 331 – Bairro: Almagro

Hora do tango "raíz"
Buenos Aires fora do circuito turístico convencional
MAMBA - Museo de Arte Moderno de BA
O MAMBA - Museo de Arte Moderno de BA teve origem em 1956 quando nesta época alguns artistas instalaram esculturas pela cidade e, deste modo, o museu foi criado em vários pontos espalhados pela cidade. Somente em 1989 que o museu foi "juntado" em um único endereço, sendo o prédio escolhido uma antiga fábrica de cigarros, no bairro de San Telmo. O museu está lá até hoje e tem como missão aproximar a comunidade às expressões artísticas de vanguarda. São mais de 7.000 itens artísticos que vão de desenhos, fotografias, gravuras e várias outras mídias, majoritariamente de artistas argentino mas há exposições de artistas internaiconais.
Funciona de terça a sexta-feira das 11h-19h e aos sábados, domingos e feriados das 11h-20h. Não abre segunda-feira (exceto quando é feriado). Endereço: Av. San Juan 350. Admissão $30,00 sendo terça-feira gratuito.

Linda obra de Elba Bairon
Buenos Aires fora do circuito turístico convencional
MACBA - Museo de Arte Contemporáneo Buenos Aires
Também no bairro de San Telmo existe o MACBA - Museo de Arte Contemporáneo Buenos Aires que é um museu novo porque foi inaugurado em 2012. Como o próprio museu define: "A missão do MACBA é adquirir, preservar, investigar, documentar, comunicar e exibir arte contemporânea nacional e internacional."
Funciona de segunda a sexta-feira das 11h-19h, sábados e domingos das 11h-19h30. Fecha terça-feira. Endereço: Av. San Juan 328. Admissão $60,00, porém quarta-feira a admissão é $40,00. Gratuito para menores de 5 anos e para pessoas com necessidades especiais.

Fachada do MACBA
Faena Arts Center
O
Faena Arts Center pode passar batido para a maioria dos turistas porque a maioria não viaja buscando arte contemporânea. Localizado em Puerto Madero, ocupa um prédio onde já foi a sala de máquinas de um dos primeiros grandes moinhos do país. Tornou-se uma grande referência de arte contemporânea em Buenos Aires onde realiza exposições de peso internacional, residências artísticas e concursos (o "
Faena prize").
Endereço: Aime Paine 1169
De todos só não fomos no Faena Arts Center porque ele estava fechado, já que não havia nenhuma programação. Desta forma, verifique sempre antes de ir se está rolando algo por lá, ok?
Todas as fotos e textos são criações do Itinerário de Viagem. Direitos reservados, por favor, respeite!