EnglishPortugueseSpanish
Postado por Gisela S em 27/02/2016 Editado por Estela T em 03/10/2019
o porto em Capri na Italia, provincia de Napoli

Primeira vista da Ilha de Capri ao descer do ferry

ISOLA DI CAPRI - Um dia depois de nosso passeio pela Costiera Amalfitana, voltamos pra Napoli, onde acordamos e logo seguimos para o mole pegar o ferry para a Ilha de Capri.

Já tínhamos comprado o ticket pela internet e só tivemos que mostrar nossos tickets nos guichês (se você preferir, dá pra fazer tour em lancha particular para Isola di Capri tanto de Napoli quanto de Sorrento. Existem opções de tour que passam pelos principais marcos da ilha. De Sorrento também há opção de ferry pra ilha). Era sábado e o dia estava lindamente ensolarado. Muita gente tinha a ideia de ir para Capri.

Ao descer do ferry já avistamos a linda ilha e suas altas montanhas e a fila enorme para o funicular (funicolare). Para falar a verdade não era bem uma fila: era uma multidão aguardando. Deixei minha mãe aguardando na multidão (para tentar garantir um lugar) e fui comprar o ticket para o funicular (se você não quiser pegar o funicular dá pra subir de ônibus também).

Descendo do funicular, chegando lá em cima, percebemos que muita gente tinha chegado lá antes da gente. A ilha estava lotada. O lugar é lindo e a vista maravilhosa.

A Ilha de Capri faz parte da comune de Nápoles, ficando no seu golfo no Mar Tirreno (isso mesmo, Mar Tirreno e não Mar Mediterrâneo). A ilha possui 10,36 km² e cerca de 30 mil habitantes. Com a descoberta de artefatos e restos mortais da Era Paleolítica acredita-se que, obviamente, a ilha já esteve grudada no Continente. Começou a ter maior relevância política e militar para Roma quando Otaviano (antes de ser proclamado Augusto) em 29 a.C desembarcou na ilha e, fatalmente ficou encantado com a beleza da ilha e não pensou duas vezes em "tomar" a ilha de Nápoles em troca da Ilha de Ischia, que aliás, é um outro lugar que eu gostaria muito de conhecer!

Depois de Otaviano, outro imperador que não se rendeu aos encantos da ilha foi Tibério que acabou ficando por lá durante dez anos e de lá cuidava dos interesses do Império.

A presença destes dois imperadores na ilha acabaram por transformá-la em relação à adição de facilidades arquitetônicas e depois no desenvolvimento da área urbana. Através das técnicas romanas foram construídos o porto, o sistema hídrico, algumas fazendas, algumas habitações e as doze casas imperiais que podemos observar na Casa Jovis (ou Villa Jovis), Casa Palazzo a Mare e Casa Damecuta (ou Villa Damecuta). Aproveito para agradecer tais informações que encontrei no site Capri.com.

Existe um passeio de 8 horas saindo de Sorrento para Ilha de Capri pela TourOn clicando aqui. Este passeio é bem interessante e abrange mais do que só o translado de barco.

Isola di Capri, Italia

Ferry para Isola di Capri

Local para aguardar o 'funicolare'

Via Tragana (caminho ao Arco Naturale)

Iniciamos nossa caminhada pela cidade indo em direção ao Arco Naturale que é um arco natural de calcário datado da época Paleolítico. Seu formato surgiu de uma gruta que se rompeu e se estende por 12m, a uma altura de 18m acima do solo. Virou um ponto turístico muito famoso da ilha. Caso você não queira ir andando até lá, pode ir de lancha. Os passeios de lancha devem sair lá de baixo (se pretender pegar esses passeios sugiro ao sair do ferry já procure saber. Se for alta temporada talvez valha a pena reservar pela internet).

O caminho é lindo, passando por ruas floridas e vistas lindas.

Via Tragana na Ilha de Capri na Italia

Via Tragana (caminho ao Arco Naturale)

Via Camerelle na Ilha de Capri na Italia

Via Camerelle (caminho ao Arco Naturale)

Ilha de Capri na Itália

Caminho

Na volta fomos visitar uma Villa Jovis "Giardini Augusto" e depois voltamos pra entrada de Capri parando pelas lojas e então sentamos para almoçar. Lá a alimentação e as lojas são caras, então se prepare para gastar um pouco mais ou leve lanchinhos e água (ou pague €5 por uma garrafinha).

Via Camerelle  da Ilha de Capri na Italia

Via Camerelle (caminho ao Arco Naturale)

girassóis perto do arco natural da Ilha de Capri na Italia

Lá embaixo, perto do Arco Natural

arco natural da Ilha de Capri na Italia

O Arco Naturale

vista da Ilha de Capri na Italia

Vista

dicas e fotos para conhecer isola di capri na Itália elaborados por itinerário de viagem, favor respeitar

Anacapri

Depois de almoçar demos uma última caminhada por Capri e pegamos um ônibus para a outra cidade da ilha "Anacapri".

Desse outro lado da ilha fica a famosa "Grota Azzurra", no entanto, o acesso a gruta via ilha é difícil e exige longa caminhada e, frente ao calor que fazia, apenas passeamos por Anacapri que estava muito mais vazia que Capri. Incrível!! Como um lugar tão perto de Capri estava com ruas vazias??.

Anacapri, Italia

Caminho

Capri lado de baixo

Se você pretender ir até a gruta sugiro que pegue uma excursão com lancha ou então vá cedo pra lá para fazer a trilha.

Voltamos então para Capri, pegamos o funicular e fomos esperar no ferry para voltar a Napoli. Enquanto não dava a hora, passeamos pelas lojinhas de suvenir da parte baixa... Dia cansativo.

Quero voltar e passar pelo menos 1 final de semana em Capri (uns 4 dias quem sabe).

Clique na imagem abaixo para abrir o mapa dos locais indicados neste blog:

mapa capri

Mais lugares para conhecer:

• Faça um passeio até uma ilhota chamada Faraglioni. Há passeios maravilhosos perto de arcos estendidos no meio do mar. Deve ser caro, mas com certeza vale a pena.
  • Agende um passeio na Grotta Azzurra em Anacapri (custa entre €13 a €17, dependendo do tipo de passeio que você escolher), mas não crie expectativas altas achando que o passeio dura 10 minutos dentro da gruta, porque leva apenas 5 minutos e dependendo do tamanho da fila, o passeio incluindo a espera chega de 1 a 2 horas.
  • Aproveitando que está em Anacapri, vá até a Villa San Michele que fica a 375m acima do mar, possibilitando avistar o Vesúvio e a costa Sorrentina. Como é um museu, tem que pagar €6 para entrar.
  • Ainda por Anacapri, suba de teleférico no Monte Solaro e tenha uma linda vista do todo, do alto desta montanha (valor de €10 ida e volta).
  • Va até a Certosa di San Giacomo, que é gratuito e um resquício medieval na ilha.

Hospedagem:

Não houve hospedagem na Isola di Capri. Estávamos hospedadas em Napoli. Leia a página para conhecer as nossas dicas! Mas mesmo assim, lá vão algumas sugestões:

Em Capri: Hotel Syrene 4 estrelas, Regina Cristina 4 estrelas, Hotel La Palma 4 estrelas, Villa Helios 3 estrelas.

Em AnacapriHotel San Michele 4 estrelas, Hotel Bussola 3 estrelas, Hotel Il Girasole 3 estrelas, Hotel Victoria Place 3 estrelas.

ATENÇÃO: Algumas informações descritas no blog podem mudar, como por exemplo, preços, horários de funcionamento e até mesmo endereços. Consulte sempre antes de ir! Não possuímos vínculos com as empresas, serviços e profissionais mencionados neste blog

Organize sua viagem com os serviços a seguir ->

Icons made by: Flat IconsFreepikIcon Pondmonkik, mynamepongNikita GolubevPixel BuddhaPixel perfectProsymbolsRoundiconsSmashiconssripTwitterVectors Market from Flaticon is licensed by CC 3.0 BY