EnglishPortugueseSpanish
WASHINGTON DC
Postado por Gisela S em janeiro 7, 2019 Editado em outubro 12, 2019

Fiquei pouco, mas pouco tempo na cidade porque quando estive em New York, peguei uma excursão de um dia para Washington DC, a capital americana. Esta viagem aconteceu em Março de 2013.

A excursão saiu de Chinatown, New York, e foi a Washington parando rapidamente em alguns pontos principais. O caminho é bem longo, levou quase 5 horas para ir e 5 horas para voltar. O passeio sai bem cedo, praticamente de madrugada (05 ou 06 horas da manhã) e cheguei de volta a NY quase meia noite.

Washington DC tem cerca de 600 mil pessoas, ou seja, não é uma cidade grande se compararmos a NY, por exemplo. Quando cheguei a Washington DC ela me lembrou muito Paris, obviamente não literalmente, mas devido a suas ruas largas, os diversos monumentos e várias construções em estilo neo-clássico.

As pessoas que moram na cidade dizem que a vida cultural e noturna é intensa, porém, não tive tempo suficiente para conferir isso. Inclusive, neste breve passeio, não consegui ir a nenhum museu. Para quem vai, fique sabendo que os museus de lá são gratuitos, uma maravilha, não?

Os pontos principais e básicos para conhecer Washington DC são:

United States Capitol - Capitólio

Este prédio é o centro legislativo do governo dos EUA e foi construído em 1800 e é símbolo da democracia americana. Seu prédio com sua cúpula são icônicas e inspiradas no Pantheon de Roma. A pedra fundamental deste prédio foi colocada por George Washington em 1793 e por volta de 1800 já foi ocupado apesar de não estar pronto. Durante a guerra de 1812 ele foi incendiado pelos britânicos e posteriormente restaurado (1815). Muitos dos detalhes arquitetônicos e artísticos vieram depois, como os vários murais de afresco de Constantino Brumide, um pintor histórico greco-italiano-americano, e a própria estátua da liberdade.

Eu não cheguei a entrar no prédio, infelizmente. Para visitar o Capitólio a dica é agendar de forma antecipada e, chegando o dia da visita, esta se dará mediante um guia do local e levará cerca de 1 hora. Procure realizar este passeio durante a semana porque aos finais de semana costuma lotar.

White House - Casa Branca

É a residência oficial e local de trabalho do presidente dos EUA e sede oficial do poder executivo do país. Sua construção foi entregue em 1800 em estilo georgiano e também foi incendiada pelos britânicos, sendo reconstruída anos depois, em 1917.

Roosevelt ampliou o prédio (ala oeste) e nomeou o edifício como conhecemos hoje, de Casa Branca. Dentro do prédio, além de antiguidades e obras de arte para conhecer, passam por lá 1,5 milhão de visitantes por ano. Os pontos mais esperados nas visitas são: Salão Diplomático, Vermeil Room toda feita de marfim e com quadros das primeiras damas, Salão Verde, quarto do Lincoln, Salão de Jantar e o Salão do Tratado e o Salão Vermelho.

Para visitar, procure o Centro de Visitantes que tem entrada gratuita e funciona diariamente das 07h30-16h e não é necessário agendamento prévio. Existem várias salas e recintos para serem visitados, obras de arte e muitos detalhes importantes, sendo destaques a rotunda (vista de dentro), o salão de estátuas, salão das colunas, o antigo recinto do Senado, os corredores de afrescos de Brumide, a cripta e o centro geográfico de Washington.

Washington Monument - Obelisco

Mais conhecido como "obelisco", o Washington Monument está localizado no centro do Constitution Gardens e foi construído como um memorial a George Washington, entre 1848 a 1885 após muitas pausas e retornos. Feita com 36 mil pedaços de mármore, granito e arenito, possui 169,7 metros de altura e é a estrutura mais alta da cidade. Naquela época, era considerada a mais alta estrutura já construída pelo homem, porém, perdeu o seu posto em 1889 para a Torre Eiffel de Paris.

Você pode visitar o obelisco e subir até o topo e dizem que a vista de lá de cima é maravilhosa. Para visitar é preciso comprar o ingresso com antecedência.

Impossível não notar o reflexo do monumento no espelho d'água da piscina retangular do Constitution Gardens que se estende a oeste até o Lincoln Memorial.

Para quem vai ficar uns dois dias ou mais em Washington, vale a pena adquirir um ingresso que dá várias opções de passeios como o ônibus turístico Hop-On Hop-Off, entrada de atrações e etc. Veja as opções clicando no link da Tiqets para Washington DC.

 

Museus, Memoriais e Monumentos em Washignton DC

É bem fácil a logística de Washington porque grande parte dos museus, memoriais e monumentos que você pode visitar fica nesta região como o Air Space Museum, Museu de História Natural (National Museum of Natural History), o Museu de Arte Africana (National Museum of African Art), Museu de História Americana (National Museum of American History), Monumento à II Guerra Mundial (National World War II Memorial), Museu do Holocausto (United States Holocaust Memorial Museum), Franklin Delano Roosevelt Memorial, Lincoln Memorial, Vietnan Veterans Memorial e a National Gallery of Arts.

Só a ida a Washington para conhecer a National Gallery of Arts já valeria a pena! Prepare-se para ver obras de Jan van Eyck, Leonardo da Vinci, Raffaello Sanzio, Albrecht Dürer, Sir Peter Paul Rubens, El Greco, Gian Lorenzo Bernini, Rembrandt van Rijn, Johannes Vermeer, William Blake, Joseph Mallord William Turner, Edouard Manet (um dos mais belos quadros dele, por sinal), Edgar Degas, Paul Cézanne, Alexander Calder, Monet, Van Gogh, Picasso, Jackson Pollock, Roy Lichtenstein e etc. Dentro da National Gallery tem uma parte chamada West Building que possui um conteúdo diferenciado.

Vale a pena deixar na lista para quem curte arte contemporânea o Hirshhorn Museum,  e a Galeria Arthur M. Sackler que conta também com um interessante acervo de arte asiática.

Todo o espaço verde entre o Capitólio e o Obelisco chama-se National Mall que possui 1.6km, conhecido como coração cultural da cidade por conta dos tantos museus ao redor.

O Jefferson Memorial foi terminado em 1943 em estilo neoclássico em homenagem ao terceiro presidente americano Thomas Jefferson. O prédio que é um panteão, ganhou o apelido de Jefferson's muffin por conta de suas formas redondas, que era, na época, considerada uma arquitetura muito feminina, assim como ele também era considerado muito feminino para ser um homem tão corajoso e influente. Foi dele o papel decisivo na redação do documento de independência do país. A estátua que tem lá dentro é de bronze e possui 6 m de altura. No subsolo há um museu e há uma parede com algumas palavras retiradas do documento da independência e diz uma lenda que os arquitetos que escreveram tais palavras, as escreveram de forma errada por causa da falta de espaço, mas parece que já foram corrigidas.

Cherry Blossoms de Washington DC

Eu viajei para a cidade na época em que se dá a florada das cerejeiras, porém, por pouco não as vi em flor devido a mudanças climáticas daquele ano! Para quem não sabe, as flores das cerejeiras ficam abertas apenas 1 semana no ano, geralmente no início da Primavera em países do hemisfério norte.

Existe na cidade até um festival, chamado de National Cherry Blossom Festival. Ocorre geralmente entre o dia 20 de Março e vai até meados de Abril, mas tudo depende das alterações climáticas. O melhor local para fotografar as cerejeiras é no Tidal Basin que é uma enseada adjacente ao rio Potomac.

Na excursão que eu fiz, havia a possibilidade de se fazer um passeio de barco e foi o que eu fiz. O passeio margeia o Washington Channel de onde é possível ver algumas construções do National Mall. Passamos próximos ao Pentagon (Pentágono) que fica no condado de Arlington, na Virgínia. Acho que valeu muito a pena o passeio de barco porque, como eu tinha pouco tempo na cidade, me permitiu ter uma visão bem geral de tudo rapidamente.

White House de Washington DC  ou Casa Branca

A Casa Branca, The White House

Capitol de Washington DC ou Capitólio

O Capitólio

Monumento a Thomas Jefferson em Washington DC

Thomas Jefferson Monument

Monumento a Thomas Jefferson em Washington DC

Thomas Jefferson Monument ao fundo

Washington DC e o Obelisco Washington Monument ao fundo

O icônico Obelisco ou Washington Monument

National War College em Washington DC

National War College

Casa de militares em Washington DC

Casa de militares vistos a partir do passeio de barco

 


 

Clique na imagem abaixo para abrir o mapa dos locais indicados neste site:

Hospedagem

Eu não fiquei hospedada na cidade, mas a dica é procurar por hotéis próximos aos monumentos e museus para evitar perder tempo de trânsito. Então aqui vai algumas dicas:

Luxury Rentals National Mall DC ⭐⭐⭐⭐ é um hotel muito bonito com vista para o Capitólio e que, inclusive, tem um terraço com linda vista! Possui estacionamento e é bem avaliado pelos hóspedes.

Hotel Harrington ⭐⭐ (na verdade quase 3 estrelas)  é para quem não quer gastar muito mas quer ficar perto de tudo. Tem uma cara meio retrô (mas não retrô boutique... é meio antigo mesmo) e até carpete nos quartos. Bem modesto, parece ser bom...

Holiday Inn Washington-Capitol ⭐⭐⭐é outro hotel mais "business" sem muito requinte mas que atende a expectativas da rede que, geralmente, oferece atendimento e qualidade padrão.

ATENÇÃO: Algumas informações descritas no blog podem mudar, como por exemplo, preços, horários de funcionamento e até mesmo endereços. Consulte sempre antes de ir! Não possuímos vínculos com as empresas, serviços e profissionais mencionados neste blog 


Organize sua viagem para Washington DC com os serviços a seguir ->

Icons made by: Flat IconsFreepikIcon Pondmonkik, mynamepongNikita GolubevPixel BuddhaPixel perfectProsymbolsRoundiconsSmashiconssripTwitterVectors Market from Flaticon is licensed by CC 3.0 BY

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por