Está rolando desde o dia 10 de Setembro a 32ª Bienal de Arte de São Paulo – Incertezas Vivas. Para a nossa sorte, a Bienal de São Paulo é considerada uma das melhores do mundo (sim… existem várias)! Mais um motivo para se organizar e voar para o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, dentro do parque do Ibiraquera.
Este ano o tema é “Incertezas Vivas” e busca refletir sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. Propõe ainda traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva assim como ecologias naturais e sistêmicas.
A exposição abrange obras de cerca de 90 artistas e coletivos, dentre eles, vários brasileiros e conta também com a maioria mulheres (47 artistas)!
Este ano também, ainda mais que outros anos, a Bienal se coloca como extensão do parque para dentro do pavilhão, com temas ligados ao meio ambiente e ecologia, além de atividades no parque. Então fique atento à agenda da Bienal no site (observem que há uma pista de skate no gramado póximo ao prédio da Bienal… trata-se uma obra de arte!!!!).
Muitas pessoas perguntam sobre o “incertezas” no tema da Bienal deste ano e muitos acham que é uma sugestão a crises (que poderiam ser políticas). Mas não, até porque, lemos uma entrevista com o curador alemão Jochen Volz que a tal incerteza pode causar algo novo e ele espera que o visitante encontre algo que dialogue com uma experiência pessoal, com uma incerteza, com um sentimento próprio que talvez vá provocar algo transformador.
E é o que todos desejamos! 😉 S2
Informações:
Endereço: Parque do Ibirapuera, São Paulo – SP (Prédio da Bienal)
Entrada: Gratuita
Vai até o dia 11 de Dezembro de 2016.
Todas as fotos e vídeos são de autoria do Itinerário de Viagem. Direitos reservados, por favor, respeite!
Deixe seu comentário / Nenhum comentário