EnglishPortugueseSpanish
ZAANSE SCHANS / MARKEN / VOLENDAM
Postado por Gisela S em abril 1, 2019 Editado por Estela T em abril 1, 2019

Quando estive na Holanda para passar o carnaval, aproveitei para conhecer um pouco mais do que somente Amsterdam, e, desta forma, conheci o bairro de Zaanse Schans na cidade de Zaandam e as cidades de Marken e Volendam.

Contratei uma excursão que saiu de Amsterdam de ônibus (custou US$49.87). Mas é possível ir de trem também, pegando o trem na estação central de Amsterdam ou também de ônibus comum. Isso eu sei porque eu acabei perdendo o tour, pois fiquei tão entretida em tirar fotos que a excursão foi embora e eu acabei voltando sozinha para Amsterdam, porém, tive sorte da agência do passeio me encaixar no horário da tarde, então eu completei o passeio inteiro.. A cidade fica muito próxima à Amsterdam e se você quiser, pode fazer a sua reserva de passeios pelos canais perto dos moinhos, reservar bilhetes de museus ou o transporte para lá clicando aqui no link da Tiqets!

dicas e fotos para conhecer Zaanse Schans, Marken e Volendam elaborados por itinerário de viagem, favor respeitar

 

Zaanse Schans

O nome Zaanse Schans tem uma explicação: Zaanse é o nome do bairro por causa do rio que passa por ele e Schans é o nome que eles dão para pequenas fortificações que ficam na beira dos rios/canais. Este tipo de fortificação foi utilizado na Europa Ocidental no final da Idade Média até o século XIX e ficou muito comum durante a guerra civil da Inglaterra.

Estes fortes específicos de Zaanse Schans foram utilizados na Guerra dos 80, ou Revolta Holandesa de 1568 a 1648, ocasião em que levou à independência da Holanda do domínio Espanhol. Nesta época instalaram os "schans" e que hoje fazem parte daquilo que eles chamam de "rota européia de herança industrial".

O local onde você visita os moinhos foi concebido para funcionar quase que como um museu a céu aberto. Obviamente a cidade sempre existiu, mas ela foi remodelada na década de 70 para virar uma cidade museu que representasse a vida histórica da Holanda, então eles remontaram vários moinhos de outros locais do país (datados de 1574), bem como as casas rurais, e montaram todo um conceito de museu.

Tanto que lá há 8 museus para se visitar e os negócios existentes são voltados para os elementos históricos holandeses como a produção de queijo, fabricação de sapatos, as comidas típicas e etc... tudo voltado para a Holanda antiga e histórica.

Os museus são: Zaans Museum que abriga coleções histórico-culturais e regionais que examinam a cultura residencial e industrial, Weavers House, The Cooperage, The Jisper House, Zaan Time Museum que é um museu dedicado aos relógios feitos a mão da região, Wooden Shoe Workshop 'de Zaanse Schans' que é uma pequena fábrica de sapatos de madeira, Albert Heijn Museum Shop onde atualmente você encontra uma grande cadeia de mercearia moderna, porém, pode vivenciar como o Sr. Heijn começou o seu negócio na antiga casa onde a loja de Albert Heijn foi reconstruída e Bakery Museum que é uma loja e padaria que funciona também como museu porque data de 1658 e possui esta padaria com um interior do século XIX.

Já os moinhos que você pode visitar são três de sawmill (serraria), dois de oilmill (azeite), um de dyemill (que deve ser moinho de tinturas e corantes) e um de mostarda. Eu não fui em nenhum dos museus mas entrei em um dos moinhos e a entrada custou 3 euros.

moinhos de Zaanse Schans na Holanda

Eu no passeio a Zaanse Schans

moinhos de Zaanse Schans na Holanda
moinhos de Zaanse Schans na Holanda
moinhos de Zaanse Schans na Holanda
moinhos de Zaanse Schans na Holanda

São diversos modelos de moinhos para apreciar

moinhos de Zaanse Schans na Holanda
moinhos de Zaanse Schans na Holanda
moinhos de Zaanse Schans na Holanda

É um lugar que vale a pena destinar um dia inteiro para aproveitar ao máximo. São 10 minutos de trem para chegar lá e de ônibus, 40 minutos (são uns 20km de distância e o ônibus é o 391 da empresa (plataforma C) Connection e custa 5 euros a partir da estação Central Amsterdam). Você pode visitar várias lojas, ver a produção de queijos, vai ver vacas e ovelhas, vai poder comer comidas típicas Há passeios de barcos que custam mais ou menos 6 euros mas os mesmos não operam no inverno, então, fique atento quanto à época que você vai para lá!

Eu achei linda a região, porém a excursão foi muito rápido, por isso sugiro para quem pode, dedicar mais tempo por lá!

Você pode fazer um passeio por Zaanse Schans com a Tiqets clicando aqui!!! É um passeio de ônibus com ar condicionado com duração de 3 horas e guia em inglês com passagens em 6 moinhos.

dicas e fotos de itinerário de viagem, favor respeitar

dicas e fotos para conhecer Zaanse Schans, Marken e Volendam elaborados por itinerário de viagem, favor respeitar

Marken

Marken é uma vila que hoje em dia pertence ao Município de Waterland que antigamente era uma ilha e a partir de 1952 construíram um dique fixo que transformou a ilha em uma península que hoje é chamada de Markenmeer.

Foi uma ilha de 1900 até 2000 e a população foi muito foco de folcloristas, antropólogos, etnógrafos e todos estes profissionais que estudam as culturas tradicionais de povos porque nestas ilhas se mantinham a cultura mais tradicional e inclusive a pesca tradicional.

Vale ressaltar que a região possuía forte produção de gado, mas com o passar do tempo o solo acabou ficando em más condições e trocaram para a pecuária para a pesca, sendo ela uma das principais fontes de renda e executada de forma tradicional.

Em 1983 eles abriram o Mark Museum que possui muitos registros sobre a historia da ilha. Até 1991 Marken era uma cidade separada e só em 1991 se juntou ao município de Waterland e virou uma vila.

Desde a Idade Média até agora, Marken perdeu cerca de 1/3 perdeu da sua superfície pela água e como a região sempre sofria com inundações, as casas que existem no local são feitas considerando esta realidade.

A vila Marken na Holanda

Deliciosos waffles

fábrica de tamancos de madeira em Marken na Holanda

Fábrica de tradicionais tamancos de madeira

uma variação de Waffles na vila Marken na Holanda

Outro tipo de iguaria vendida em Marken

vila de Marken na Holanda

Casas locais

As casas foram construídas sobre o que eles chamam de trepides artificiais que ajudava as casas em momentos de inundação. A partir do século XV eles passaram a construir as casas em palafitas. Em 1957 construíram o dique, as inundações pararam e, além disso, drenaram a água da cidade, desta forma, as pessoas abandonaram casas de palafitas.

Marken é considerado Patrimônio Nacional por conta das 130 casas originais porque e a população ainda usa os trajes típicos, sendo que alguns usam ainda no dia a dia e outros usam em feriados.

Paramos nesta cidade para comer um waffle vendido na rua e era maravilhoso. Entramos num restaurante e o pessoal comeu batata frita. Dá pra fazer um passeio de barco até  Volendam, mas eu não o fiz. Também dá pra fazer um trekking de 9km até o farol e perto deste farol tem o quebra gelo que protege a cidade no inverno. Não sei exatamente como funciona o quebra gelo, mas é bem famoso.

É proibido andar de carro na cidade, e antes de entrar na cidade, há um estacionamento e andamos a pé, mas como a vila é pequena, não é nada desgastante.

dicas e fotos para conhecer Zaanse Schans, Marken e Volendam elaborados por itinerário de viagem, favor respeitar

Volendam

Volendam faz parte do município de Edam-Volendam e foi um dos lugares que passamos e praticamente só conhecemos a fábrica de tamancos de madeira, o que foi muito legal. A passagem pela cidade foi muito rápida com a excursão. Conhecemos como o sapato famoso é fabricado.

A cidade possui cerca de 22 mil habitantes e antes era um porto de Edam e 1357 os habitantes criaram um canal e um novo porto e com isso, as pessoas que moravam nesta região tiveram que mudar de lugar e aí se fundou o que conhecemos hoje como Volendam.

A população desta região é majoritariamente católica e muito religiosa, então historicamente há muitos missionários que cresceram na cidade e um destaque da cidade é a Capela de Nossa Senhora das Águas.

Lá também as pessoas usam as roupas tradicionais e,para se ter uma ideia, a roupa feminina tradicional é aquela típica de postais da Holanda, a mais famosa das tradicionais roupas holandesas.

Há um pequeno museu na cidade onde os turistas podem tirar fotos com estes trajes.

Volendam na Holanda

Os comércios de Volendam

Volendam na Holanda
loja de queijos de Volendam na Holanda

Loja de queijos

Construções de Volendam na Holanda
Construções de Volendam na Holanda
construções de volendam na holanda
Construções de Volendam na Holanda

 

dicas e fotos para conhecer Zaanse Schans, Marken e Volendam elaborados por itinerário de viagem, favor respeitar

Mapa dos locais descritos e sugeridos neste post:

 

Mais lugares para conhecer:

 

  • Em ZAANSE SCHANS conforme citei mais acima, há o passeio de barco e conhecer os 8 museus locais
  • Em MARKEN, você pode fazer a caminhada de 9km até o farol e visitar o Marker Museum.
  • Em Volendam você pode caminhar pelo porto e se perder nas lojas, cafés e restaurantes locais. Aproveite e coma muito queijo.

dicas e sugestões e registros fotográficos e videográficos de itinerário de viagem, favor respeitar!


 

Hospedagem:

Não houve hospedagem em nenhuma destas cidades ou vilas que visitei porque eu estava hospedada em Amsterdam. Porém, para quem faz questão de hospedagem, trago algumas sugestões próxima a estas localidades: de cara já indico o Inntel Hotels Amsterdam Zaandam ⭐️⭐️⭐️⭐️ que é um dos prédios mais fotografados em Zaandam mas fica a quase 5km de distância dos pontos de interesse de Zaanse Schans, mas pode valer a pena! Dentro de Zaanse Schans a indicação é o Heerlijck Slaapen op de Zaanse Schans ou o B&B Café Brasserie Het Heerenhuis e lá do lado o Hotel Zaandijk. Já em Marken, a sugestão é alugar a casa Aan de haven van Marken ou o bem elogiado hotel Hof van Marken ⭐️⭐️⭐️.  Já em Volendam as sugestões próximos à bacia de Markermeer são: art hotel Spaander ⭐️⭐️⭐️Hotel Cafe Restaurant Van Den Hogen ⭐️⭐️ ou o Hotel Old Dutch ⭐️⭐️⭐️.


ATENÇÃO: Algumas informações descritas no blog podem mudar, como por exemplo, preços, horários de funcionamento e até mesmo endereços. Consulte sempre antes de ir! Não possuímos vínculos com as empresas, serviços e profissionais mencionados neste blog ?

Organize sua viagem para Holanda com os serviços a seguir ->

Icons made by: Flat IconsFreepikIcon Pondmonkik, mynamepongNikita GolubevPixel BuddhaPixel perfectProsymbolsRoundiconsSmashiconssripTwitterVectors Market from Flaticon is licensed by CC 3.0 BY

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por