Em nossas viagens sempre buscamos acrescentar templos religiosos de destaque no nosso itinerário, até porque amamos arquitetura e arte e estes templos não deixam de englobar tudo isso + história local. Então preparamos uma lista dos templos religiosos que mais nos surpreenderam até aqui! Creio que a lista um dia será gigantesca!
A lista abaixo é aleatória, não significando a ordem de preferência 😉 Além disso vale a pena dizer que gosto é gosto né? Aquilo que nos impacta não necessariamente é impactante para os outros, mas aqui vai a lista e um pouco dos por quês que nos surpreenderam tanto!
templos religiosos no mundo que você precisa conhecer uma dica do itinerário de viagem
Mosteiro de São Bento, São Paulo - Brasil
O primeiro em disparada já queremos falar sobre um templo religioso de nossa cidade: O Mosteiro de São Bento que fica no centro de São Paulo. O Mosteiro é da ordem beneditina que chegou na cidade em 1598, porém o prédio é de 1920 com inspirações germânicas na sua arquitetura, o que nos faz lembrar de uma igreja que conhecemos em Amsterdam.
Para os que estão na região bem cedo ou simplesmente para aqueles que querem, às 07 horas da manhã durante a semana, acontecem missas com cantos gregorianos. O mosteiro também é famoso por conta da sua cara e pequena padaria (possui uma filial no bairro dos Jardins) e o caríssimo brunch dentro do mosteiro.
Vale lembrar que fotografias e filmagens são proibidas, porém, consegui autorização especial por escrito. Leia mais sobre o Centro de São Paulo clicando aqui!
templos religiosos no mundo que você precisa conhecer uma dica do itinerário de viagem
Dohány Utcai Zsinagóga, Budapeste - Hungria
O segundo templo religioso que mais nos surpreendeu foi a Dohány Utcai Zsinagóga em Budapeste, Hungria (tradução livre fica algo como "Sinagoga da rua Dohány"). Nos surpreendeu porque foi a primeira sinagoga que fomos na vida e isso já nos marcou muito e, além disso, ela é de fato muito bonita por dentro e de uma cor surpreendente! Preciso dizer que a Španělská synagoga (Sigagoga Espanhola) de Praga, na República Tcheca, é absurdamente bela e com predominância da cor dourada, porém lá as fotos são proibidas e por isso apenas a menciono aqui!
A Dohány Utcai Zsinagóga é a Grande Sinagoga de Budapeste e foi construída entre os anos 1854-1859 em estilo romântico, combinando elementos neomouriscos e neobizantinos. Considerada uma das maiores e a mais monumental da Europa e recebe judeus do mundo inteiro que se reúnem regularmente. Vale a pena ficar atento a todos os detalhes do estilo predominante no interior que é o art déco misturado com um neobarroco. Também possui um museu com objetos religiosos judaicos e o rapaz que está lá para explicar sobre cada objeto é muito simpático! Saiba mais o que você pode fazer em Budapeste clicando aqui!
templos religiosos no mundo que você precisa conhecer uma dica do itinerário de viagem
Basilique Notre-Dame de Montréal, Montreal - Canadá
O terceiro templo que listamos aqui é a Basílica de Notre-Dame de Montreal, ou Basilique Notre-Dame de Montréal, Canadá, que é uma das igrejas católicas mais linda que já conhecemos na vida!
A construção do prédio foi concluída em 1672 e depois ampliada pela primeira vez em 1708. A arquitetura segue o estilo neogótico e com certeza é parada obrigatória para quem visita a cidade.
O maior destaque fica por conta do seu altar todo ornado contando a crucificação bem no seu centro e os tons azuis predominam a visão, tanto pelas cores pintadas quanto na iluminação. Leia mais sobre Montreal clicando aqui!
templos religiosos no mundo que você precisa conhecer uma dica do itinerário de viagem
Duomo di Napoli, Nápoles - Itália
A Duomo di Napoli, ou Chiesa di Napoli (ou ainda Cattedrale Metropolitana di Santa Maria Assunta) foi o quarto templo religioso que nos impactou. Primeiro porque foi a primeira grande construção católica que conhecemos na viagem à Itália, segundo porque dá para notar nitidamente os estilos decorativos e arquitetônicos adotados nas regiões que conhecemos no país. Por exemplo, em Roma o uso de mármore texturizado e colorido, muitas esculturas, curvas, pinturas e tudo o que é de mais excessivo, a partir de Nápoles (para baixo) vemos a predominância de linhas mais retas, uso do mármore mais "clean" e sutilezas artísticas indescritíveis. Isso não é uma crítica, obviamente que não! Mas o respiro que a Duomo di Napoli nos dá entre uma obra e outra é algo até bem contemporâneo e que cabeças contemporâneas amam rsrsrsrs.
Ela foi construída em 1294 e é enorme!!! Possui pinturas de Lanfranco e Domenichino e ainda abriga o túmulo de San Gennaro di Napoli e também frascos com o sangue coagulado do santo. Leia mais na nossa página sobre Nápoles!
templos religiosos no mundo que você precisa conhecer uma dica do itinerário de viagem
Basílica de Santa Sofia, Istambul - Turquia
A “Igreja da Santa Sabedoria”, Santa Sofia, ou Hagia Sophia, é sem dúvida alguma uma das mais belas construções religiosas do mundo que possui mais de 1.400 anos de idade! Como um legado da sofisticação da capital bizantina do século VI, foi inaugurada pelo imperador Justiniano I entre 532 e 537 para ser a catedral cristã de Constantinopla.
Do período entre 1204 e 1261 foi convertida para uma catedral catótlica romana e a partir do século XV foi transformada em mesquita pelos otomanos que invadiram Constantinopla, pondo ao fim o Império Romano. Nesta transição foram incluídos miranetes, túmulos e fontes. Desde 1935 tornou-se museu que é obrigatório para se visitar quando estiver em Istambul. Leia mais na nossa página sobre Istambul!
templos religiosos no mundo que você precisa conhecer uma dica do itinerário de viagem
Mesquita Azul, Istambul - Turquia
A Sultan Ahmet Camii (Mesquita Azul ou Blue Mosche) que aliás, fica na frente da Santa Sofia (anterior) é uma das construções religiosas muçulmanas mais famosas do mundo.
Foi mandada construir pelo sultão Ahmet I (que inclusive está enterrado lá) em um período de declínio do império otomano, entre 1609 e 1616. Mesmo neste cenário, o pedido era para ser suntuoso o que provocou hostilidade na época, pois mesquitas com 6 miranetes eram consideradas tentativas sacrílegas de competir com a arquitetura de Meca. Hoje em dia algo assim não é mais visto com maus olhos.
No seu interior, apesar da fama de "Mesquita Azul" não notamos a cor assim tão predominante, mas na época que foi inaugurda isso era mais evidente se fôssemos comparar com as outras da mesma época. Para quem não sabe, as mesquitas geralmente eram construídas com a finalidade de ser um edifício de serviço público com prédios e salas que funcionavam como escola de teologia, sauna e banhos turcos, cozinha pública que fornecia sopa aos pobres, armazéns, salas, fontes, lojas e etc, e estas rendas se destinavam a financiar todo o complexo. Leia mais na nossa página sobre Istambul!
templos religiosos no mundo que você precisa conhecer uma dica do itinerário de viagem
Sainte Chapelle, Paris - França
Esta igreja fica no "bairro" de Notre Dame em Paris e é parada obrigatória porque possui vitrais belíssimos e que representam mais de 1.000 cenas bíblicas em um caleidoscópio de cores que vão de vermelho, ouro, verde e azul (desde o Gênese até a Crucificação e o Apocalipse).
A capela foi inaugurada em 1248 a mando de Luis XI para abrigar o que se acreditava ser a Coroa de Espinhos de Cristo e fragmentos da Cruz (que não estão mais lá) que foram compradas do imperador de Constantinopla.
O edifício é um pouco diferente daquilo que temos em mente quando pensamos em uma capela porque ela possui dois andares com características bem distintas, mas isso se deve ao fato de que a capela inferior era usada pelos criados e funcionários menos credenciados da corte, enquanto que a capela superior era reservada para a família real e os membros da corte. Leia mais sobre a região que fica a Sainte Chapelle em Paris clicando aqui!
templos religiosos no mundo que você precisa conhecer uma dica do itinerário de viagem
Abadia do Mont Saint Michel, Baixa Normandia - França
A abadia do Le Mont Saint Michel não necessariamente é estupidamente magnífica mas o que mais surpreende é o que a complementa: o "Mont" e a cidadela que sobe até a abadia conforme as cuvas de níveis do "morro". É de tirar o fôlego quando você vê esta construção lá do fundo, no meio da praia que logo mais e certamente será tomado pela maré do mar.
A ilhota rochosa fica na foz do Rio Couesnon, no departamento da Manche, e lá foi construída a Abbaye (abadia) Saint-Michel e santuário em homenagem ao arcanjo São Miguel no século XIII.
Leia mais sobre a região Baixa Normandia que é onde se encontra o Le Mont Saint Michel!
templos religiosos no mundo que você precisa conhecer uma dica do itinerário de viagem
Basílica de São Pedro - Vaticano
Talvez seja unânime a todos que já tiveram a oportunidade de visitar a Basílica de São Pedro, ou Basilica de San Pietro, no Vaticano porque, por mais que se veja fotos e vídeos, ver com os seus próprios olhos o estrondo que ela é vai te surpreender fatalmente!
Contar toda a história da Basílica podemos levar horas, mas é um prato cheio para quem ama arquitetura, arte, história e tudo o mais! Obviamente também é um centro de peregrinação e fé. A Piazza di San Pietro foi desenhada por Bernini, lógico, em estilo clássico com um toque de barroco que a modificou a pedido do papa Alessandro VII.
No centro da praça é facilmente notado o obelisco de 40 metros de altura, do século I d.C. e foi levado para lá no reinado do imperador Caligola (isso mesmo... o doidão) e está neste local desde 1585 sob ordem do Papa Sisto V. Dizem que o obelisco possui pedaços originais da cruz onde Jesus foi crucificado.
Antes de ser uma basílica, o local possuía um circo com jardins adjacentes, e neste local ocorriam vários martírios de cristãos em Roma no templo do então imperador Nerone (ou Nero como também é conhecido, o outro maluco). Dentre os martirizados estava o Apóstolo San Pietro, crucificado por volta do ano 65 d.C. e por isso que hoje temos a Basílica di San Pietro! Leia mais sobre este lugar incrível que é o Vaticano clicando aqui!
Esta é uma "blogagem coletiva" com outros Pequenos Grandes Viajantes de peso! Para quem quer ler sobre outros templos religiosos maravilhosos espalhados pelo mundo, sugerimos a leitura destes posts dos blogs abaixo:
- Destinos por onde andei ... - Igreja São José em Belo Horizonte
- Ligado em Viagem - 5 Igrejas com fachadas de azulejos azuis na cidade de Porto em Portugal
- A Casa na Mala - A magnífica catedral gótica da Antuérpia e as obras de Rubens
- 3 Gerações e 1 Mala - 5 Igrejas para se encantar na Europa
- Uma Viagem Diferente - Igrejas em Roma para colocar no seu roteiro
- Uma Senhora Viagem- 6 Incríveis Igrejas e suas histórias
- Let's Fly Away - Visite as torres da Notre Dame de Paris e se encante!
- Fui Ser Viajante - Sainte-Chapelle, a igreja mais impressionante de Paris
- Viaje na Web - Toshogu Shrine em Nikko: O templo mais bonito que conheci no Japão
- Qualquer viagem. Eu vou! - Catedral da Sé em São Paulo - visita guiada à cripta
- Viajante Comum - IGREJAS DE BRASÍLIA: 3 templos lindíssimos que você tem que conhecer!
- Mulher Casada Viaja - Curitiba: quando mulheres visitam uma mesquita
- Embarque40Mais - Na Igreja Madre de Deus-Lisboa tudo que reluz é ouro
São todas lindíssimas! O Mont Saint Michel é prá lá de especial, tão mágico que quase não me lembro da igreja. E sobre o Mosteiro de São Bento, mesmo morando aqui perto ainda não assisti a uma missa com canto gregoriano. Ainda vou! 🙂
Então corre lá bem cedo, já! Bjs
Das citadas posso fazer o check em duas: Sainte-Chapelle (que eu acho magnífica) e a Basílica de São Pedro (que é realmente imensa). Amei os outros lugares, são verdadeiras obras de arte.
Estas duas são unânimes né? E sim… os outros são realmente obras de arte! Falou tudo! Bjs
Achei demais essa sua lista! Uma catedral mais linda e mais interessante que a outra. De todas elas só conheço o Vaticano.
A vontade de ir viajar depois desse post tá demais! Lindas fotos!
Ah que legal que incentivei você a conhecer estes locais incríveis! Depois vai me contando o que achou destes lugares quando os conhecer heim?
Meu sonho visitar as mesquitas de Istambul e já viajei um pouquinho através de seu post. O Mont St. Michel era um sonho antigo que realizei e concordo com você o conjunto de tudo é fantástico. Da próxima vez em SP não perderei o canto gregoriano que deve ser lindo. Essas igrejas escolhidas surpreenderam vocês e me encantaram tb . belo post. Obrigada.
Ahhhh que show que gostou e viajou um pouquinho aqui no post! A ideia é isso né? Viajar antes mesmo de ir ;). Depois me conta o que achou dos lugares quando pisar em cada um heim?
Oi Estela, as únicas que conheci da sua lista são a Basílica de Notre Dame, em Montreal e a Basílica de São Pedro, no Vaticano, belíssimas. As outras estão anotadinhas aqui para quando eu tiver a oportunidade de visitar os destinos, são maravilhosas, que maravilha conhecer estas igrejas tão especiais. Parabéns, amei sua seleção! Beijos.
Obrigada que gostou! Quando for a estes destinos e conhecer estes locais, nos conte aqui o que achou também! Bjs
Adorei a seleção de igrejas!!!! Você escolheu uma variedade de lugares e estilos arquitetônicos bem diversos, dando um panorama bem abrangente. Tenho um sonho de conhecer a Santa Sofia!!!!
Obrigada! A ideia era esta mesmo!!! A Santa Sofia é incrível e colossal… já tive a oportunidade de ir duas vezes e tive a sorte de encontrá-la sem andaimes de reforma no sue interior (porque ela está eternamente em reforma), o que dá uma dimensão de como ela realmente é! Quando for, espero que esteja assim (porque a minha segunda vez lá estavam os andaimes) e depois me conta pra eu saber o que achou! Bjs
Também amo arquitetura e história e adorei sua lista com templos maravilhosos e diversificados. Cada um mais lindo que o outro!
Obrigada pelo feedback Lidiane!
Que igrejas e templos maravilhosos! Não conheço nenhum, e você acabou de aumentar a minha lista de desejos!
Vou começar pela de sao paulo, que é aqui do lado e inacreditavelmente linda!
Que seleção maravilhosa!! E que bom que temos uma obra nacional na sua lista! O Mosteiro de São Bento é realmente um primor! Todos deveriam conhecer! A Sinagoga da Hungria também é uma obra muito bonita. Sempre que passo por alguma cidade escolho pelo menos um templo para conhecer com mais calma e sempre me surpreendo! Fotos lindas!