EnglishPortugueseSpanish
SÃO PAULO: VILA MADALENA
Postado por Estela T em fevereiro 20, 2019 Editado em março 6, 2019

 

Dicas de turismo no bairro da Vila Madalena em São Paulo apresentando sua famosa agitação que vai muito além de bares, sendo uma região com muita arte e galerias de arte... além de boas opções para comer!

A Zona Oeste na minha adolescência era uma incógnita. As poucas coisas que lembrava quando falavam de Zona Oeste pra mim eram: casa da avó, USP e Lapa. Na mesma proporção em que fui crescendo, acho que a Zona Oeste acabou ganhando cada vez mais destaque e alguns bairros acabaram se tornando grande referência nos âmbitos cultural, social, festiva e gastronômica. Dois lugares se destacam em disparada: Pinheiros e Vila Madalena.

Como cada vez mais nós trazemos informações sobre os bairros de São Paulo, foi necessário fazer apenas uma página exclusiva para Vila Madalena e você lê aqui! Mas vês se volta a ler este post porque aos poucos, vamos trazendo mais novidades e atualidade aqui nesta página! (calma... SP é gigante... rsrsrs)

Nota: a cidade foi dividida por regiões seguindo a definição do site SP-Turismo da Prefeitura da Cidade. Nesta página você encontra sugestões para conhecer na zona Oeste. Na página São Paulo I você encontra o Centro, na página São Paulo III você encontra a região da Paulista, na página São Paulo IV é dedicada à região Sul e a página São Paulo V para a região Leste e Norte. São Paulo tem muita, mas muita coisa, portanto, a todo momento as 5 páginas estão sendo alimentadas por novas fotos e mais conteúdo, ou seja, mais destinos para você conhecer!.

 

Dicas de turismo na região Oeste de São Paulo

VILA MADALENA

A Vila Madalena é um bairro bem único em São Paulo. Atrai muita gente em busca de baladas, bares, lojas diferenciadas da moda, restaurantes e galerias de arte. Lógico que tem uns achados fabulosos nas entranhas do bairro, mas não dá para elencar tudo aqui até porque a rotatividade de comércios no bairro é grande. Alguns comparam a Vila Madalena como o SoHo em New York, mas eu acredito que este bairro é único, não tem como comparar com nenhum outro no mundo porque a característica Brasileira moderna é muito presente.

Mas quem seria a Madalena da Vila Madalena?

Pelo o que descobri, em no século XIX o bairro era um sítio, chamado de "Sítio do Buraco" e era  propriedade de um fazendeiro que tinha três filhas: Ida, Beatriz e Madalena. Cada filha batizou uma região do sítio que se tornariam posteriormente, vilas de São Paulo. E este pedaço da cidade é atribuída à filha Madalena.

 

Beco do Batman

O Beco do Batman é uma travessa que fica no bairro da Vila Madalena e hoje é conhecida como um ponto turístico do tipo Open Air Graffiti Gallery. Existem walking tours no local, é só procurar no Google que você acha! Mas no geral, como a travessa é pequena e é fácil chegar lá, você consegue fazer a visitação sozinho sem maiores problemas por lá!

O nome do local surgiu porque na década de 1980 existiu uma grafite deste personagem. Alguns estudantes de artes ficaram incentivados a expor algumas expressões artísticas nas paredes e a moda pegou. Hoje a exposição das grafites são coordenadas com a comunidade, sendo os muros disputadíssimos pelos grafiteiros. De tempos em tempos as cores e formas mudam, então, mais um motivo para visitar várias vezes ao longo do ano!

Para visitar o Beco não tem erro: ele fica na Rua Gonçalo Afonso e na Rua Medeiros de Albuquerque (atrás do cemitério da Rua Cardeal Arcoverde). Para quem vai com transporte público, o jeito mais rápido é descer na estação Sumaré da linha verde do metrô e de lá seguir a pé.

O Beco fica na  e fica aberto todos os dias, 24 horas. Para quem quer ver o beco em outros tons à noite vale lembrar que atrás dos muros grafitados há famílias querendo ter uma boa noite de sono, então... faça a visitação em silêncio 😉

Quem quiser saber onde estão os Melhores Murais de Grafite de São Paulo,  clique aqui no link do blog 7 Continents 1 Passport.

Pelé beijoqueiro no Beco do Batman em São Paulo

Um dos murais mais fotografados do Beco

Grafite, Graffite, Beco do Batman em São Paulo, no bairro Vila Madalena, Brasil, Brazil
grafitti de bailarinas no beco do batman na vila madalena
grafitti de pavão na vila madalena
Grafitti no Beco do Batman em São Paulo

Muito colorido, atrai muitos turistas nos finais de semana

Beco do Batman em São Paulo

Há alguns espaços para compras e lanches

acarajé no beco do batman na vila madalena

 

 

Galeria Choque Cultural

Saindo do Beco do Batman, quase parecendo uma extensão dos muros grafitados, existe a Galeria Choque Cultural.

Com uma proposta voltada majoritariamente por arte urbana, também explora outros temas contemporâneos. Bem moderna e jovem, a galeria é grande, possui um salão expositivo no térreo e um andar superior recheado de obras de arte em todos os cantos.

Vale a pena a visita com calma e tempo.

Informações:
Horário de funcionamento: Não está especificado no site oficial mas deve ser: de Segunda a Sexta das 11h-19h e Sábado das 11h-17h
Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 250

Galeria de arte Choque Cultural na Vila Madalena
Galeria de arte Choque Cultural na Vila Madalena
Galeria de arte Choque Cultural na Vila Madalena

lugares para conhecer na Vila Madalena com dicas e fotos do Itinerário de Viagem, favor respeitar

Doce de Laura

 

Em um dia absurdamente quente, após visitar o Beco do Batman, fui caminhando para a rua Aspicuelta e me deparei com este oásis: Doce de Laura. Apesar do nome, saiba que você pode encontrar opções salgadas.

Eu a-do-ro lugares como este. Todo cocote, intimista e com uma vitrine cheia de opções saborosas, daquelas que você tem que cantar "minha mãe mandou eu escolher este daqui...". Como era a minha primeira vez no estabelecimento e eu nunca ouvi ou li a respeito deste lugar, pedi à atendente que me orientasse. Ela me indicou uma torta com nozes pecãs que não era muito doce, o que já me chamou a atenção, sem falar que eu amo nozes pecãs.

A doceria surgiu em 1993 e inicialmente atendia apenas a encomendas. Pelo o que li no site da Doce de Laura, os carros chefes são: pudim de claras, brownie, pecan pie, torta de sorvete e os bolos embrulhados. De opções salgadas você encontra: quiches, empadões e sopas.

Com a minha torta na mesa e meu café, me deliciei. Estava muito boa mesmo! Quero voltar lá e experimentar outras opções. Infelizmente devido ao calor do dia, não consegui ficar lá por muito tempo porque o salão onde ficam as mesas ficam naquilo que já foi a garagem da casa, ou seja, sem chance de instalação de um belo ar condicionado rsrsrsrs

Informações:
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 10h-19h e Sábado das 10h-17h
Endereço:Rua Aspicuelta, 27 mudou de endereço para: Rua Luminárias, 94
Não fui ainda no novo endereço para atualizar as fotos!

Doce de Laura na Vila MAdalena

A antiga fachada

Doce de Laura na Vila MAdalena

O balcão de quitutes

torta de noz pecã da Doce de Laura na Vila MAdalena

Minha Pecan Pie e o café

 

 

DOC Galeria

Organizando o itinerário por localização geográfica, perto do Beco do Batman está a DOC Galeria. Conheci esta galeria porque fui atraída pelas belíssimas fotos da mesma quando visitei a SP-Foto (uma feira muito importante sobre o assunto). Dito isso, já deu para sacar que a galeria é dedicada a fotos, não é mesmo? 

Como estava na região, não hesitei em entrar na galeria. Fui recebida por um dos sócios, Fernando, muito simpático, que me explicou sobre várias fotos que estavam lá. Algumas possuem valores muito, mas muito convidativos. Tive que me segurar para não me endividar. As que eu mais gostei possuem uma pegada mais jornalística, que é uma das linhas que a galeria trabalha.

Dando uma olhada com mais calma no site da galeria, fiquei apaixonada por vários trabalhos! São de chorar!

Informações:
Horário de funcionamento: Não encontrei o horário de funcionamento no site da galeria, mas deve ser de Terça a Sexta das 14h-19h e Sábado das 12h-17h.
Endereço:Rua Aspicuelta, 145

DOC Galeria de fotografias na Vila Madalena

Entrada da DOC Galeria, antigo endereço

DOC Galeria de fotografias na vila madalena em sao paulo

Foto divulgação: DOC Galeria

Dicas de turismo na região Oeste de São Paulo

Zero Galeria

Inaugurada em Novembro de 2018 na Rua Simpatia, 23 e fica bem perto do agitado Beco do Batman. Possui 3 andares e espaços bem incomuns para uma galeria de arte mais convencional, isso já é percebido até pela cor de suas paredes, cinzas.

Os artistas que representa são variados e até distintos, o que pode fazer com que o leque de tipos diferentes de exposições que irá trazer, pode surpreender!

Zero Galeria na Vila Madalena em São Paulo
Zero Galeria na Vila Madalena em São Paulo
Zero Galeria na Vila Madalena em São Paulo

lugares para conhecer na Vila Madalena com dicas e fotos do Itinerário de Viagem, favor respeitar

Galeria Eduardo Fernandes

A Vila Madalena é um ótimo circuito de galerias de arte. E não poderia deixar de citar a Galeria Eduardo Fernandes. A fachada é bem discreta, você pode até passar batido. Esta é uma das poucas galerias que conheço (senão a única) que você tem que tocar a campainha para entrar. Pois bem, então sabendo da existência da mesma, toque a campainha e entre, porque certamente você será muito bem recebido.

A galeria é pequena, possui apenas um salão expositivo e depois da sala administrativa você encontra o acervo técnico, onde ficam as obras que não estão expostas. No dia que eu fui havia a exposição da artista colombiana Luz Lizarazo.

Eu fui extremamente bem recebida e quase todas as obras do acervo técnico me foram apresentadas. Uma obra mais linda que a outra! Vale a pena assinar a newsletter e ficar por dentro da programação da galeria!

Informações:
Horário de funcionamento: Terça a Sexta das 10-19h e Sábado das 10-18h
Endereço: Rua Harmonia 145

Galeria Eduardo Fernandes na Vila Madalena

A discreta fachada da galeria

Galeria Eduardo Fernandes na Vila Madalena

Espaço expositivo

 

 

Broo's Cookies

Existe uma pequenina loja especializada em cookies e eu, que sou apaixonada pela iguaria doce, não pude deixar de conhecer este lugar!

É bem pequeno o local, praticamente o balcão fica a 1,5 metro da calçada e só dá pra fazer o seu pedido e comer lá em pé ou em uma das duas cadeiras na calçada.

Para minha surpresa, vi um cookie de banoffee e acredito ser um dos mais gostosos da casa. Ainda não provei outros sabores, mas há aqueles clássicos e outros diferentes como de pistache. O valor gira em torno de R$8-R$10. O café também é muito bom!

Informações:
Horário de funcionamento: Terça a Domingo a partir das 12h e vai até 19h e 18h30 nos domingos. Fechado nas segundas.
Endereço: Rua Harmonia 366

Broo's Cookies na Vila Madalena em São Paulo
Broo's Cookies na Vila Madalena em São Paulo
cookie de banoffee da Broo's Cookies na Vila Madalena em São Paulo

lugares para conhecer na Vila Madalena com dicas e fotos do Itinerário de Viagem, favor respeitar

Galeria Fortes D'Aloia & Gabriel

Esta galeria fica entre a Rua Fradique Coutinho e a Rua Purpurina.  Com nomes de peso em seu roll como Adriana Varejão, Valeska Soares, Ernesto Neto, Iran do Espirito Santo, Valeska Soares, Luiz Zerbini e Rivane Neuenschwander.

Além desta galeria, há o espaço chamado de Carpintaria no Rio de Janeiro e também o Galpão que fica na Barra Funda. Aos poucos, quando eu visitar estes outros espaços, vou adicionando aqui no blog!

Informações:
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1500
Horário de atendimento: Terça a Sexta das 10h-19h e Sábados das 10h-18h

Galeria Fortes D'Aloia & Gabriel de arte contemporânea na Vila Madalena em São Paulo

Interior da Galeria Fortes D'Aloia & Gabriel

Fachada da Galeria Fortes D'Aloia & Gabriel de arte contemporânea na Vila Madalena em São Paulo

Fachada da Galeria Fortes D'Aloia & Gabriel

 

 

Bullguer

Na Vila Madalena às vezes você consegue encontrar lugares legais e bons com preços bem justos. Lógico que o bairro, com grande concentração de estabelecimentos comerciais e altos valores dos aluguéis, só consegue sobreviver repassando os altos custos nos seus produtos, o que é uma pena esta dinâmica cruel. Mas é possível encontrar opções até relativamente baratas e surpreendentes, como o Bullguer, para quem adora lanches é uma ótima opção!

O lugar é bem descolado e o atendimento muito bom! Acredito que deve lotar em dias e horários mais propícios para se consumir um lanche.

Informações:
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1136
Horário de atendimento: Todos os dias das 12h-15h30 (sendo que sábado e domingo fica aberto até as 17h) e depois reabre das 18h30 até meia noite.

hamburguer da Bullguer Vila Madalena
batatas fritas com amionesa da Bullguer Vila Madalena
hamburger na chapa da Bullguer Vila Madalena

lugares para conhecer na Vila Madalena com dicas e fotos do Itinerário de Viagem, favor respeitar

São Paulo é um organismo vivo e está em constante mutação. É impossível um blog atualizar tudo em "real time" o que abriu, o que fechou, o que mudou de endereço, o que mudou de fachada, enfim... IMPOSSÍVEL, mesmo quando habitamos a cidade em questão!

Então aqui vem uma atualização: a Blau Projects fechou e no seu lugar, parece que está ocupando a Adelina Galeria. Ainda não fui checar, mas como o projeto arquitetônico é bonito, vou manter por enquanto o antigo ocupante do endereço:

 

Blau Projects

Esta galeria fica um pouco escondida porque ela fica nos fundos de um terreno. Representando um pouco mais de 10 artistas com destaque a Éder Oliveira, Vítor Mizael e Andrey Zignnatto. As fotos abaixo são da exposição de Renata Cruz.

Informações:
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1464, fundos
Horário de funcionamento: De Terça a Sábado das 11h-19h

Blau Projects, São Paulo, Brasil, Galeria de Arte Contemporânea

Espaço expositivo

Blau Projects, São Paulo, Brasil, Galeria de Arte Contemporânea

Entrada da galeria

 

 

Anexo Millan + Galeria Millan

A Galeria Millan e o Anexo Millan ficam praticamente uma ao lado da oura. Para quem não sabe, é uma das mais importantes galerias de arte contemporânea do Brasil. Os espaços expositivos são maravilhosos e sempre há exposições muito bem executadas. Com 20 artistas no seu roll, alguns são muito admirados por nós como Henrique Oliveira, Rodrigo Andrade, Rodrigo Bivar.

Informações:
Horário de funcionamento: Terça a Sexta das 10-19h e Sábado das 11h-18h
Endereço Galeria Millan: Rua Fradique Coutinho, 1360
Endereço Anexo Millan: Rua Fradique Coutinho, 1360

Anexo Millan, São Paulo, Brasil, Galeria de Arte Contemporânea

Fachada do Anexo Millan

Galeria Millan, São Paulo, Brasil, Galeria de Arte Contemporânea

Fachada da Galeria Millan

Anexo Millan, São Paulo, Brasil, Galeria de Arte Contemporânea

Rodrigo Andrade em exposição

galeria Millan de arte contemporânea na Vila Madalena em São Paulo

Exposição na Galeria Millan

lugares para conhecer na Vila Madalena com dicas e fotos do Itinerário de Viagem, favor respeitar

Galeria TATO

Em frente à Millan você encontra a Galeria TATO. Apesar de pequena, vale muito a pena entrar e apreciar as exposições sempre muito interessantes. Não deixe de subir no segundo andar e dar uma checada em obras do acervo técnico. Há obras de Mariana Riera que eu estimo muito!

Informações:
Horário de funcionamento: De Segunda a Sábado das 11h-19h
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1399

A Galeria TATO fechou, mas vou manter o registro aqui... porque vai que ele reabre? Estamos torcendo! 

Galeria TATO, São Paulo, Brasil, Galeria de Arte Contemporânea

Fachada da Galeria TATO

Galeria TATO, São Paulo, Brasil, Galeria de Arte Contemporânea

Obras do acervo técnico

Galeria TATO, São Paulo, Brasil, Galeria de Arte Contemporânea

Exposição passada

onde comer empanadas em são paulo uma dica do itinerário de viagem

Empanadas Bar

Um dos pontos tradicionais do bairro da Vila Madalena é o Empanadas Bar e que felizmente ainda continua no bairro desde 1980. Aberto por um argentino e um chileno a parte dos conflitos que seus países tinham na época, a sociedade durou 10 anos. Hoje são outros que tocam o lugar, mas as características gerais do local continua as mesmas.

Nos primórdios, muitos estudantes da USP e cineastas acabavam passando por lá. Se você notar, as paredes do Empanadas possui muitos cartazes de filmes e que, com certeza, teve influência de seus antigos frequentadores. Outra influência que decora o lugar são os motivos futebolísticos que parecem estar de conexão com o lugar, mas a gente aceita.

As empanadas são o carro chefe do lugar. Digo que é um lanche, não dá para fazer uma refeição de empanadas até porque eu acho caro... São relativamente pequenas e para uma pessoa pequena como eu, duas empanadas seriam necessárias. Se não me engano, cada uma custa R$6,00 ou R$8,00.

 

Informações:
Horário de funcionamento: De Segunda a Sábado a partir das 12h e Domingos e feriados a parti das 13h (não há informação de horário de fechamento.... pode ser que seja às 23h)
Endereço: Rua Wisard, 489

O salão Empanadas uruguaias no Empanadas Bar da Vila Madalena em São Paulo
Empanadas uruguaias no Empanadas Bar da Vila Madalena em São Paulo

As empanadas

empanada do empanadas bar na vila madalena em sao paulo
dicas de confeitaria top

Confeitaria Marilia Zylbersztajn

Um dia estava lendo sobre algumas das melhores sobremesas da cidade e tomei conhecimento da existência da Confeitaria Marilia Zylbersztajn. O local é pequeno, a fachada pode passar desapercebida, mas quando você entra você sabe que está passando um grande risco de adquirir um novo vício!

Existem uns docinhos maravilhosos na loja e o café é muito bom também, mas o carro chefe são as tortas doces. E uma das tortas que eu fui em busca era a Romeu e Julieta. Me pareceu ser a mais procurada até porque consegui o último pedaço. O pedaço modesto custa R$12,00 e eu achei muito bom, muito mesmo! Mas como é uma torta inspirada em um clássico brasileiro, com certeza é doce. Não chega a ser melado, mas peça um café (R$5,00) e tome-o sem açúcar para equilibrar o açúcar na boca.

Informações:
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 10h-19h, sábado das 10h-18h, domingo das 11h30-18h e feriados das 11h-18h
Endereço:Rua Fradique Coutinho, 942

Confeitaria Marilia Zylbersztajn na Vila Madalena em São Paulo

Fachada da Confeitaria Marilia Zylbersztajn

Confeitaria Marilia Zylbersztajn na Vila Madalena em São Paulo

Balcão de doces

Confeitaria Marilia Zylbersztajn na Vila Madalena em São Paulo

Torta Romeu e Julieta

 

ATENÇÃO: Algumas informações descritas no blog podem mudar, como por exemplo, preços, horários de funcionamento e até mesmo endereços. Consulte sempre antes de ir! Não possuímos vínculos com as empresas, serviços e profissionais mencionados neste blog ?


Organize sua viagem à SÃO PAULO e ao bairro da Vila Madalena com os serviços a seguir ->

Icons made by: Flat IconsFreepikIcon Pondmonkik, mynamepongNikita GolubevPixel BuddhaPixel perfectProsymbolsRoundiconsSmashiconssripTwitterVectors Market from Flaticon is licensed by CC 3.0 BY

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por