A Fundação Japão em São Paulo e a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo promove neste mês de Março o “Japão Digital: Projeção Mapeada no Pavilhão Japonês” dentro do Parque do Ibirapuera em São Paulo. O evento começa dia 07 e terá só mais 4 dias de apresentação!
“Japão Digital: Projeção Mapeada no Pavilhão Japonês” é um evento de sons e luzes artísticas projetados nas dependências do edifício histórico de arquitetura japonesa do Parque do Ibirapuera. As projeções possuem temas variados e em diferentes espaços do local, tanto nas áreas internas quanto externas. No total são 5 projeções e uma delas é interativa e comandada conforme a movimentação dos visitantes, aliando a tecnologia que tantos jovens quanto adultos são fascinados!
O evento comemora também os 65 anos de atividades do Bunkyo e os 45 anos da Fundação Japão em São Paulo no Brasil. Neste ano em que teremos as Olimpíadas no Japão. Para ler um pouco mais sobre o Bunkyo e o Pavilhão Japonês, leia este post onde contamos sobre estes dois mantenedores da cultura japonesa no brasil!
No evento conta com a apresentação do Wadaiko Sho que tocará os tambores e flauta que ultimamente vem ficando cada vez mais presentes nas festividades japonesas no Brasil. “Wadaiko”, em japonês, significa arte dos tambores japoneses e “Sho” significa viver, desta forma, “Wadaiko Sho” significa “viver tendo como base a arte dos tambores japoneses” considerada também uma terapia com o objetivo de desenvolver a saúde física, mental e social através do instrumento taiko.
O grupo foi formado em 2002 pelo musicoterapeuta Setsuo Kinoshita e pela socióloga Mitsue Iwamoto. Atualmente possuem um estúdio no bairro da Vila Mariana e além da musicalidade japonesa, faz um intercâmbio sonoro das diversas vertentes da cultura Brasileira e também Japonesa, algo que podemos ver neste evento também. O Wadaiko Sho terá duas apresentações em horários específicos no evento.
A apresentação constante será a do Visualbeats que é a empresa de projeção que atua desde 2012 com a mais alta tecnologia do assunto que, além da projeção mapeada e espaços interativos, desenvolvem universos cênicos e projetos não apenas no Japão, mas como em vários outros países. O projeto para o “Japão Digital: Projeção Mapeada no Pavilhão Japonês” foi desenvolvido exclusivamente para o evento por este time.
No total são cinco temas de projeções sendo elas:
Nas áreas externas – projeção que acompanha a apresentação de forma sincronizada com o Wadaiko Sho, projeção alusiva aos jogos olímpicos e paraolímpicos do Japão em 2020 e projeção comemorativo aos 65 anos de atividades do Bunkyo.
No jardim de pedras japonês – projeção de lago de carpas e comemorativo aos jogos olímpicos do Japão
Áreas internas – o salão principal traz projeções das 4 estações do ano do Japão e na sala expositiva no andar inferior traz o jogo interativo com tema de planetas.
Anote na Agenda:
Japão Digital: Projeção Mapeada no Pavilhão Japonês
Dias do Evento: 7, 8, 13, 14 e 15 de março de 2020
Horários: 18h30 às 21h
Apresentações de Taiko com projeção mapeada: às 19h e às 20h
Local: Pavilhão Japonês (Parque Ibirapuera)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, entrada pelos portões 3 e 10, São Paulo, SP
Ingressos: R$ 15,00 inteira | R$ 7,50 meia
Vale lembrar que a programação poderá sofrer alterações, especialmente nas áreas externas, em caso da ocorrência de chuva.
O Itinerário de Viagem foi a este evento a convite do Japão.Br. Acompanhe nosso Instagram com imagens do evento em Destaque 2020.
Deixe seu comentário / 1 Comentário