EnglishPortugueseSpanish
BERGAMA / ESMIRNA / KUȘADASΙ
Postado por Estela T em 02/06/2012 Editado em 26/02/2022

Viagem para BERGAMA, ESMIRNA e KUȘADASΙ na Turquia com dicas para conhecer também o belo Mar Egeu e o sítio arqueológico Asclepion.

Ege Denizi (Mar Egeu)

 

Mar Egeu na Turquia

Mar Egeu e o céu fundidos em uma única cor!

Saímos de Çanakkale rumo a Bergama (conhecida na antiguidade como Pérgamo/Pergamun) e estava um tempo ruim, nem acreditei que estávamos com chuva.

No caminho para o sítio arqueológico de Asclepion passamos na beira do mar... era o Mar Egeu. Sim... o Fantástico mar Egeu! Palco de grandes feitos heroicos das batalhas épicas do mundo antigo! O céu e o mar se fundiam e a estrada ficava bem na beira da água, mal tinha areia ou borda. Pena que não paramos para ficar espiando este lugar. Eu ficaria um bom tempo apreciando aquele horizonte bucólico, lindo e até um pouco surreal!

O litoral atual do Mar Egeu remonta a cerca de 4000 a.C. mas sua história é antiga, desde a última era glacial (cerca de 16 000 a.C.), onde era, obviamente,  visivelmente diferente (no que se diz em forma e profundidade). As civilizações da Idade do Bronze na Grécia e no Mar Egeu deram origem ao termo geral civilização egeia. Nos tempos antigos, o mar foi o berço de duas civilizações antigas: os minoicos de Creta e da civilização micênica do Peloponeso.

O mar Egeu foi colonizado pelos gregos há mais de quatro milênios, porém a partir de 1922 com o tratado de Lausanne, foi cedido à Turquia a costa oriental, onde até então todas as ilhas e costas norte, leste e oeste eram habitadas por uma maioria de gregos. Aliás, vale a pensa saber que praticamente metade da Turquia já foi território grego, por isso que hoje desfrutamos de tantos sítios arqueológicos "gregos" e que posteriormente foram "tomados" pelos romanos.

Então após os talassocracias, os minoicos de Creta e a de Atenas no século V a.E.C. (Liga de Delos), com a conquista romana (cerca de 167 a.E.C.), as costas passaram a integrar a mesma unidade política do Império Romano e, em seguida, do Império Bizantino, depois na Idade Média as costas foram partilhadas entre os diferentes impérios gregos, turcos e os Estados latinos, até a queda de Rodes, em 1522, e a conquista de Creta, no século XVII (com a tomada de Cândia em 1669 e de Spinalonga em 1715).

Apesar da imagem bucólica que eu via através da janela do ônibus devido à "primavera atípica" (conforme a guia de turismo falava), devo admitir que a imagem era a mais linda naquele momento. Calculo que estávamos na cidade de Küçükkuyu, passando por uma baía e não o mar aberto.

viagem para BERGAMA ESMIRNA KUȘADASΙ na turquia

Asclepion (Asklepieion) ou İzmir Bergama Asklepion Örenyeri

 

 

Asclepion ou Asklepieion na Turquia

Chegando em Asclepion, acabamos comprando um guarda-chuva muito meia boca lá na "porta" de entrada do sítio arqueológico, oferecida por camelôs. Cada um custou TL10. Mas não valia nem TL1. Mas enfim... serviu só para não castigar muito a minha câmera, porque depois, o guarda-chuva foi direto para o lixo.

Pérgamo foi um dos centros culturais, comerciais e médicos de sua época romana e a sua construção foi uma homenagem ao deus da medicina de mesmo nome: Asclépio (Asklēpiós). Ele era considerado o deus da medicina e da cura da mitologia greco-romana, e apesar de não fazer parte do Panteão das divindades olímpicas, acabou por se tornar uma das divindades mais populares do mundo antigo. Seu auge data de 400 a.E.C.

Existem várias versões sobre o seu mito, mas algumas linhas de estudos o apontam como sendo o filho do deus Apolo e da mortal Corônis. Ele teria nascido de cesariana após a morte de sua mãe e levado para ser criado pelo centauro Quíron, que o educou na caça e nas artes da cura. Asclépio aprendeu o poder de cura das ervas e da cirurgia e adquiriu uma grande habilidade que até podia trazer os mortos de volta à vida. Porém, Zeus o puniu matando-o com um raio... Mas não sei exatamente o motivo de tal punição severa. Lógico que é uma mitologia, acreditar vai de cada um. Mas de toda forma, é uma história interessante.

O culto a Asclepion disseminou-se por uma vasta região da Europa, pelo norte da África e pelo Oriente Próximo, sendo homenageado com inúmeros templos e santuários que atuavam como hospitais. Sua imagem permaneceu viva e é um símbolo presente até hoje na cultura ocidental.

O túnel da foto mais abaixo dava para o Hospital. Ao lado havia um teatro, acho que cabiam umas 7.000 pessoas. O local transmite muita paz e você acaba ficando lá querendo explorar tudo e imaginando como a cidade era e como as pessoas viviam. Pena que tínhamos pouco tempo. Se você for checar a área pelo Google Maps, poderá ver que está em uma área grande. Portanto, se estiver sem grupo de pacote turístico, aproveite cada centímetro deste lugar.

Infelizmente o pacote que eu havia comprado de uma agência de turismo em São Paulo simplesmente não nos informou que nos enganou ou que mudaram os planos de visitação, porque o pacote que eu comprei contemplava vista à Pergamo e não Asclepion... desta forma, não conheci a Acrópolis com o Templo de Trajano, altar de Zeus, a Ágora Superior, o espetacular Teatro que desce o morro e o Templo de Atena que ficam em Pérgamo. Sei que é próximo de Asclepion porque quando descemos do ônibus para visitar este sítio arqueológico, vi a cidade de Pérgamo no horizonte. Nossa... que vontade de ir pra lá...

 

Para quem quiser fazer um passeio guiado saindo de avião ou carro via Istambul, pode optar pelo passeio turístico da TicketBar que inclui Asclepion e Pergamum.

Mas quem estiver em Esmirna e quiser fazer um tour por Pergamum, opte pela Tiqets que inclui transporte, entrada para o sítio arqueológico + almoço.

Asclepion ou Asklepieion na Turquia

Entrando em Asclepion

Asclepion ou Asklepieion na Turquia

Muitas colunas continuam em pé

Asclepion ou Asklepieion na Turquia

Com chuva....

Asclepion ou Asklepieion na Turquia

Entrada da passagem subterrânea

Asclepion ou Asklepieion na Turquia

O túnel da passagem subterrânea

Asclepion ou Asklepieion na Turquia

Vista do Teatro ao fundo

Informações:
Horário de funcionamento: provavelmente aberto todos os dias, exceto feriados turcos e religioso sendo de Abril a Setembro das 08-19h e entre Outubro e Março das 08h-17h
Entrada: TL20 TL30 (valor de Abril/2019)
Estacionamento: ~TL5
EndereçoProf Dr Frieldhelm Korte Caddesi 1
Vale lembrar que o terreno é acidentado, com muitas placas de mármore no piso, podendo ser um passeio cansativo para pessoas com dificuldades de locomoção, mas acredito que não seja impossível. A visitação pode durar cerca de 1 hora, dependendo do perfil do visitante.

viagem para BERGAMA ESMIRNA e KUȘADASΙ na turquia

ESMIRNA (Izmir)

O tempo foi melhorando depois que saímos de Bergama.

O tour nos levou à cidade de Esmirna que antigamente era chamada de Izmir. De acordo com a história, "Esmirna" era o nome antigo de "Éfeso", e o nome deriva de uma amazona que conquistou Éfeso. Outros autores, porém, mencionam Esmirna como a mãe de Adonis. Conta a lenda que ela teria dito que ela era mais bela que Afrodite, e a deusa a amaldiçoou, fazendo com que ela se apaixonasse pelo próprio pai e desta união nasceu Adonis. Bem... incesto no mundo grego não é novidade, não é mesmo? Mas fico feliz em saber que é uma lenda rs

A cidade de cinco mil anos é uma das cidades mais antigas da bacia do Mediterrâneo e, apesar da idade, é muito bem organizada, bem cuidada e até moderna. A cidade original foi estabelecida por volta do 3º milênio a.E.C., quando compartilhou com Troia a cultura mais importante da região denominada Anatólia. Por volta de 1500 a.E.C. tinha caído na influência do Império Hitita da Anatólia Central.

Nossa passagem pela cidade foi rápida, infelizmente. Queria ter tido mais tempo para entender um pouco mais sobre ela. Andamos um pouco pela cidade que é uma cidade grande, com apartamentos bonitinhos, comércio diversificado (tinha lojas de marcas europeias, para se ter uma noção). E cada vez mais o tempo foi se abrindo.

Mas era domingo e, portanto, não tinha muita coisa aberta. Aproveitamos para tomar um café e outros turistas estavam tomando sorvetes. Paramos um pouco para descansamos porque ficar muito tempo sentada no banco de ônibus... cansa.

Depois desta rápida olhada, fomos para a cidade Kușadasι e ficamos hospedadas no Tatlises Hotel. Parece que o nome do hotel é em homenagem a Tatlises, um cantor famoso na Turquia que se envolveu com uns mafiosos locais e levou um tiro na cabeça. E sobreviveu.

Chegando em Kușadasι, estava um pouco tarde e apesar de anoitecer lá pelas 20h, deixamos o cansaço para trás e fomos andando até a fortaleza de Kușadasι.

Esmirna na Turquia
Esmirna na Turquia
Esmirna na Turquia
viagem para BERGAMA ESMIRNA e KUȘADASΙ na turquia

KUȘADASΙ

Cidade da Província de Aydin

 

Kuşadası na TurquiaKușadasι é um frequente porto de escala para os cruzeiros de luxo. O nome da cidade significa “ilha do pássaro” e é cada navio de luxo que atraca neste porto... são tão monstruosos que quase ficam do mesmo tamanho da colina próxima.

Como eu tinha pesquisado sobre a Fortaleza de Kusadasι (Güvercinada construída entre 1478– 1546) e sobre duas opções de bons restaurantes lá perto, decidimos descer até o porto.

A cidade é uma graça, tinha cada casinha e apartamento bonitinhos... Uma coisa que percebi é que na Turquia não há regras de condomínio. Cada um faz o que quiser na sua fachada: uns colocam grade, outros colocam outro tipo de janela, uns estendem roupas na varanda, outros não e por assim vai. A cidade estava florida, dando um aspecto ainda mais gracioso.

É extremamente tranquilo e seguro andar a pé nesta cidade. Chegando à beira do mar, andamos muito. Estava ficando tarde e a vontade de jantar estava apertando ainda mais.

Perto da fortaleza havia um mercado, tipo bazar. Comprei umas duas pashminas simples e cada uma custou TL17 (valores de 2012). O rapaz que nos atendeu nos ofereceu chá, deu um ímã de geladeira da cidade, vários olhinhos turcos em alfinetes, enfim, um ótimo vendedor.

Depois disso era hora de procurar os restaurantes que eu tinha visto que eram bons ("Rigolo Café Restaurant" e "Kazim Usta"). Como não estávamos encontrando-os, paramos num senhor pra perguntar onde eles ficavam e este senhor recomendou o restaurante ao lado da loja dele. Ele era um descendente de alemão com fluência no inglês. Não estava nos nossos planos jantarmos lá do lado mas ok, decidimos aceitar a indicação dele.

Era um restaurante bem simples que eventualmente recebe hóspedes dos cruzeiros. Não era bem o lugar que queríamos ir, mas fomos e comemos bem. Ficou TL52 o jantar para as duas e com bebidas (sucos e chás). E era muita comida, um peixe (o dourado, sempre o dourado) e algumas mezes (homus, etc). Isso junto com a bebida. Jamais se pagaria isso no Brasil. Na volta, percebemos que eram quase 23h e o comércio estava firme e forte. Impressionante! Se São Paulo não pára nunca, Kușadasι é o que??? Pegamos um taxi de volta ao hotel e custou TL10. Eu nem tinha percebido que havíamos andado tanto!  (valores base de 2012)

De Çanakkale até Kușadasι são 400km. Mas como o nosso tour parou em Bergama e tivemos um tempinho em Izmir o trajeto não ficou nada cansativo.

Kuşadası na Turquia

Beira mar aconchegante

Kuşadası na Turquia

Fim de tarde lindo!

Kuşadası na Turquia

Vista do hotel

Kuşadası na Turquia

Fortaleza

 


 

 

Clique na imagem abaixo para abrir o mapa dos locais indicados neste blog:

mapa-bergama

Hospedagem:

Nos hospedamos em Kușadasι no final do dia, depois de percorrer tudo o que descrevi no site. O hotel oferecido foi o Tatlıses Hotel (4*), com uma localização um tanto distante do porto e da fortaleza da cidade, porém caminhar até lá não foi nada sacrificante, até porque o tempo estava bom, o sol se punha às 20h e fomos caminhando ladeira abaixo até o centro. Vale citar que o hotel possui ótima vista e se sua agente de viagens for boa, ela vai escolher os melhores quartos com vista para o mar e este foi o nosso caso!
O quarto é bom, limpo, aconchegante, banheiros bons. Só não é muito grande, mas isso não é algo muito grave.
Endereço: Turgut Özal Bulvarı No: 64 09400, Kusadası - Aydın

 


 

 

Mais lugares para conhecer:

- EM BERGAMA: Para quem sai de Çanakkale e está indo para Izmir, reserve um dia inteiro em Bergama (Pérgamo). É obrigatório ir para a grande  ACRÓPOLE DE PÉRGAMO, que é uma cidade histórica que fica no topo de um morro. Foi fundada pelos gregos eólios no século 8 a.C. e por um tempo foi governada por um dos generais de Alexandre, o Grande. A cidade prosperou na dinastia pergamense, fundada por Eumenes I que governou de 263 a 241 a.C.. Nesta cidade funcionava um dos principais centros de ensino do mundo antigo. O último rei desta dinastia foi Átalo III que legou o reino para Roma em 133 a.C. e então, Pérgamo passou a ser capital da província romana da Ásia. O grande médico Galeno nasceu nesta cidade em 129 d.C. e criou o famoso centro médico de Esculápio. É lá que você encontra o Templo de Trajano (terminado no reinado de Adriano II – 125-138 a.C.), o Altar de Zeus, o Teatro que desce a colina, enfim... é a cidade. Uma curiosidade sobre o Altar de Zeus: os primeiros relevos de pedra deste enorme templo foram encontrados em meados de 1870 e hoje o altar está reconstruído no Museu de Pérgamo, Berlin, Alemanha.
- EM ESMIRNA (ou Izmir) há o metrô para facilitar a circulação. A cidade é bem ocidentalizada, tanto que vimos muitas lojas europeias e americanas por lá, porém, era domingo e a maioria estava fechada. Mas há o “MUSEU DE ARQUEOLOGIA (Izmir Arkeoloji Müzesi)” que fica na praça Konak. Este museu abriga exposições de objetos encontrados em Esmirna, Pérgamo, Éfeso e Milet. As peças obrigatórias para serem vistas são: os materiais de vidro Bizantinos e o Tesouro com as jóias de ouro dos século 6º até 3º a.C.. Você ainda pode ver parte da monumental estátua do imperador Domiciano, encontrada em Éfeso feita no primeiro século d.C.. Há também uma estátua de bronze de Deméter do século 4º a.C. e um Kore de Klaros século 6º a.C..

A ÁGORA na cidade é do século 2º d.C. e era o mercado central da cidade romana de Esmirna. Lá é possível encontrar colunas coríntias, muitos arcos e até a parte de uma basílica (prefeitura). Esta cidade viveu até o período bizantino. E por fim, visite o “CASTELO DE VELUDO” (Kadifekale). Ele também é conhecido como “Monte Pagos” e foi construído sobre as fundações helenísticas e originalmente possuía 40 torres. Ao longo dos séculos os romanos, genoveses e otomanos aumentaram o seu tamanho. Dizem que é um ótimo passeio para ser feito à tarde e oferece uma boa vista da baía de Izmir.

O que você também pode fazer em KUSADASI: há o “PARQUE NACIONAL DA PENÍNSULA DE DILEK" (Dilek Yarιmadasι Milli Parkι) e nele há cavalos selvagens, provavelmente os últimos do país. O parque abriga guepardos-da-anatólia que também são raros. A dica é caminhar até o topo do monte "Samsun Dağι" para apreciar a vista da península. Além disso, passear pela marina de veleiros é uma boa opção, que é uma das maiores do litoral do Egeu.

Em Izmir há um aeroporto internacional: Adnan Menderes International Airport.

viagem para BERGAMA ESMIRNA e KUȘADASΙ na turquia

Organize sua viagem para a Turquia com os serviços aqui ao lado ->


ATENÇÃO: Algumas informações descritas no blog podem mudar, como por exemplo, preços, horários de funcionamento e até mesmo endereços. Consulte sempre antes de ir! Não possuímos vínculos com as empresas, serviços e profissionais mencionados neste blog 😉

viagem para BERGAMA ESMIRNA e KUȘADASΙ na turquia  viagem para BERGAMA ESMIRNA e KUȘADASΙ na turquia  viagem para BERGAMA ESMIRNA e KUȘADASΙ na turquia  viagem para BERGAMA ESMIRNA e KUȘADASΙ na turquia

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por