EnglishPortugueseSpanish
COLONIA DEL SACRAMENTO
Postado por Gisela S em 26/08/2012 Editado por Estela T em 28/12/2021

Colonia del Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai localizada a 180km de Montevidéu, capital do país, e a apenas 50km de Buenos Aires, capital da Argentina (bastando nesse caso, só atravessar o Rio da Prata). Para se ter uma ideia do tamanho da cidade, veja pela quantidade de habitantes: cerca de 26 mil.

O seu bairro histórico foi considerado Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade desde 1995 e possui uma arquitetura colonial bem preservada, repleta de ruas estreitas, iluminadas por lampiões (conhecidos como ‘faróis’) e casas cobertas com telhas de barro e decoradas com tradicionais azulejos lusitanos de mais de 300 anos de história.

A História de Colonia del Sacramento, antes portuguesa

Isso mesmo o que você leu: Lusitanos! A história de Colonia del Sacramento começa por volta de 1514, quando portugueses chegam na foz do Rio da Prata, onde avistaram indígenas carregando prata oriunda de Potosí, Bolívia. Por isso que o rio da Prata recebeu este nome.

Sabendo que haveria prata em Potosí, os portugueses concluíram que o caminho mais próximo de lá até o Oceano Atlântico era justamente o rio da Prata e com isso, planejaram instalar um ponto de apoio no meio deste caminho. O problema é que já estava em operação o Tratado de Tordesilhas, separando em uma linha reta a dominação espanhola e portuguesa na América do Sul.

Entre 1580 e 1640 ocorreu a união ibérica, onde os portugueses aproveitaram para pegar toda a prata de Potosí que conseguiam, trocando por açúcar, escravos e etc. Claro que já havia muito contrabando e muita prata saía da Bolívia de forma ilegal e por causa disso, o império espanhol deixou de operar a união ibérica e voltou com as fronteiras, incluindo o livre acesso ao Rio da Prata.

Em 1680 os portugueses ainda ávidos pela prata, fundaram a Colônia do Santíssimo Sacramento para continuar a extração da prata, e a partir daí começaram disputas que em um momento Colonia fazia parte de Portugal e outro momento da Espanha. Isso durou até 1778 somente após assinado o Tratado de El Pardo assinado entre a Rainha Maria I de Portugal e o Rei Carlos III de Espanha que delimitou as fronteiras geográficas das duas monarquias.

O mais interessante deste trágico fundo histórico é que Espanha sempre dominou Colonia pelo uso da força das batalhas e Portugal através de artifícios diplomáticos. Por exemplo, Portugal utilizou o  Tratado Provisional sobre a Colonia do Sacramento (1681), o tratado de 1750 trocando Colonia pelos Sete Povos das Missões, que eram 7 aldeias indígenas “fundadas” pelos jesuítas espanhóis e que compõem hoje o Rio Grande do Sul e etc. Já a Espanha atacava em batalhas via terra e mar e, às vezes, junto aos indígenas Guaranis, destruíram Colonia logo no seu início, e após todas as retomadas de Portugal, a Espanha atacava e um ponto a se destacar e que no tratado de 1750, onde Portugal troca Colonia pelos Sete Povos das Missões, ocorreu a guerra com as aldeias indígenas que sofreram retaliações pesadas, visto que eles deveriam se mudar para o lado espanhol (Argentina), mas que é claro, nada foi negociado com eles, simplesmente imposto (esta guerra sangrenta durou até 1756).

Passeando por Colonia del Sacramento

O melhor passeio da cidade é gratuito: o Barrio Histórico que possui construções antigas e ruínas, casas, museus e restaurantes. O conjunto de pequenos museus são: Museo Municipal, Musei Portugués, Museo Español, Museo Indígena e Museo do Azulejo.

Próximo ao Barrio Histórico encontra-se o Puerto de Yates (Iate Club) tendo uma construção que merece ser conhecida.

Há diversos mirantes ao longo das margens do Rio da Prata dão excelente vistas.

Vale a pena aproveitar para ir até o povoado de Real de San Marcos, localizado há 5km do centro de Colonia, conhecido por abrigar um complexo turístico de mesmo nome. A atração é o Complejo Real de San Carlos, iniciado no século 20 pelo argentino Nicolás Mihanovich e formado por uma Plaza de Toros, um hipódromo e um estádio (todos desativados por falta de trabalhos, de conservação), além do hotel cassino onde hoje se encontra o Centro Politécnico Cono Sur.

 

 

Como ir a partir de Buenos Aires:

Colonia del Sacramento é uma cidadezinha do Uruguai há apenas 1h de Buenos Aires que foi motivo de briga entre portugueses e espanhóis durante anos.

Pra ir de Buenos Aires até lá, pode-se utilizar barcos que cruzam o rio da Prata. Você vai encontrar opções de barco de alta velocidade (1h) e de baixa (3h). A Buquebus é a empresa com mais opções de viagens, mas também é possível utilizar a Seacat (tem barcos menores e de alta velocidade). O ponto de partida é o Puerto Madero, um belo porto de Buenos Aires. Lembro que junto com o ticket do barco (que comprei pela Internet com desconto) era possível já comprar o ticket do ônibus turístico e o almoço.

Sobre essa viagem de barco, vale lembrar que como é um trecho internacional, os barcos têm duty free shop.

Clique neste link do blog Viagens e Caminhos que explica como eles fizeram o trajeto do Uruguai, passando por Colonia e chegando a Buenos Aires de carro.

 

Passeio pela cidade:

colonia-del-sacramento-03

Marina na chegada à cidade

Chegando em Colonia, comprei um ticket para o ônibus turístico. Como eu iria passar apenas 1 dia, não quis correr o risco de não conseguir caminhar pelos principais pontos da cidade.

Almocei no restaurante Renata que era indicado no site da Seacat como parte do pacote. Em esquema self-service para quem comprou o tour era muito bom, mas acho que é mais interessante comer nos restaurantes do bairro histórico (dentro das muralhas), pois os restaurantes são “restaurantes-ateliers” e acho que vale a graça local. Eu acabei provando uma Parrillada lá… bom, não sou lá muito fã de carne com nervos e gordura e nem de linguiças pretas… apesar do cheiro ótimo, já vi que esse não é um prato pra mim (meu pai adorou).

Ah! Várias lanchonetes e restaurantes não aceitam cartão de crédito, então vale a pena levar algum dinheiro consigo.

Bom, comprado o ticket eu pedi algumas dicas sobre local pra tomar café e na estação ninguém soube que indicar. Acabei comendo um lanchinho na própria estação. Caso você também resolva ir pra lá cedinho para passar o dia, tenho uma dica melhor: saindo da estação e indo para a esquerda (sentido bairro histórico/muralha) você vai encontrar uma pousada que serve café da manhã (lá me pareceu uma opção muito melhor que o lanchinho na estação).

colonia-del-sacramento-04

Bairro histórico

A cidade toda é uma graça (não é à toa que o bairro histórico foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO). Vale reservar pelo menos umas 2h para caminhar pela cidade antiga com calma; assim dá pra tirar boas fotos. Caminhar nas ruas próximas ao bairro histórico também é uma boa ideia.

Fui em Maio e, apesar do céu aberto e do sol, estava frio, principalmente, devido ao vento. As ruazinhas de árvores altas com cor de outono, calçadas cobertas de folhas, estavam muito charmosas.A entrada da Cidade Histórica ( Puerta de Campos ou Puerta de la Ciudadela) é um marco de Colonia e um de seus principais pontos turísticos. Pelo que entendi ela é da época de 1745 e já reconstruída diversas vezes. Ao passear pelo bairro histórico você irá encontrar casas floridas e um chão de pedras que nos remete há outros tempos. (não vou negar que as flores me trouxeram lembranças da Itália…). É uma delícia apreciar a paisagem devagar (no ritmo local rsrs)…

O mais famoso ponto turístico da cidade é a Torre do farol. Não tive muito interesse em subir, pois o vento estava frio, mas deve dar uma boa vista.

O Farol fica próximo a Plaza Major 25 de Mayo, onde você vai encontrar alguns restaurantes com mesas e cadeiras externas. Uma dica que só recebi depois que já tinha ido pra Colonia foi ir ao restaurante El Buen Suspiro. Ele foi muito recomendado para jantar, já que oferece um queijo com vinho muito típico (pedir queijo azul e Malbec da casa é a indicação que recebi). No entanto, esse restaurante parece ser um tanto quanto escondido, então repare nas placas. Ele fica na Calle de los Suspiros, 90 (essa é a rua mais antiga de Colonia).

Disseram que a cidade é linda a noite. Muito romântica. Principalmente, pois as luminárias se acendem e dão uma iluminação muito intimista pro bairro histórico. (eu não cheguei a passar a noite por lá, mas fica a dica).

Nas proximidades da Plaza Major 25 de Mayo encontra-se a Plaza de las Armas, muito próxima a Basílica del Santíssimo Sacramento. Essa é considerada a igreja mais antiga do Uruguai. Pelo que entendi ela foi ‘refeita’ diversas vezes, tendo sido a primeira construção da época de 1680. Atualmente, a construção é simples e tem traços portugueses e espanhóis. Bom, agora saindo do bairro histórico vale a pena passar por San Carlos.

 

colonia-del-sacramento-05

Plaza del Toros, Complejo Real de San Carlos

colonia-del-sacramento-06

Restaurante do bairro histórico

Farol

Farol

colonia-del-sacramento-08

Entrada do Centro Histórico

No caminho do bairro histórico à Plaza de Toros del Real de San Carlos, você vai encontrar um caminho bonito para uma caminhada (mas não pense que dá pra caminhar facilmente de um ponto a outro não, a distância é longa (3km) e é para esse caminho que vale a pena o ônibus turístico que para de 15 em 15min (ou 30 em 30min) em vários trechos desse trajeto; há também ônibus comum, mas não sei falar sobre a periodicidade desses). Nesse caminho estão vários hoteis e resorts.

A Plaza de Toros é a única praça de touros em estilo mourisco espanhol do Uruguai. Ela data de 1910 e está desativada. Não se pode entrar no local devido a risco de desabamento.
Ao lado da plaza existe um museu do trem, que é tão pequeno (fica dentro da bilheteria de uma antiga estação) que não achei interessante pagar pra entrar.

Próximo a essa Plaza há também outros museus: Museu dos Tesouros e dos Naufrágios. Eu cheguei a ir até a frente do museu dos Tesouros, mas ao entrar na bilheteria, percebi que não era o tipo de museu que eu procurava (havia grandes esculturas de piratas, etc); parece ser um local interessante para as crianças.
Um pouco mais adiante que a Plaza de Toros há um resort com espaço pra praticas de golf (fica a dica pros amantes desse esporte).

colonia-del-sacramento-09
colonia-del-sacramento-10
colonia-del-sacramento-11
dicas para conhecer colonia del sacramento no uruguai

Dicas Finais:

Hospedagem: Não me hospedei na cidade, mas vi que há um grande hotel com campos de golf nas proximidades de Real San Carlos, além de hotel-resort próximo a Rambla de las Americas e do centro. Pequenas pousadas encontram-se no Barrio Histórico.
Você pode optar pela opção do El Galope Farm & Hostel. Ele não tem site próprio mas você encontra em sites parceiros. Vale saber que este fica a 60km afastado da cidade e a vantagem disso é que ele é meio estilo fazenda e rústico. Possui quarto privado.

Outras opções:

  • Casa Francis é uma casa com quartos que você aluga e possui várias comodidades e pode usar a cozinha. Possui uma varanda com vista para o mar linda de morrer!
  • Charco Hotel pode ser considerado um hotel boutique bem pequeno e possui um restaurante à la carte no local. Decoração de bom gosto e não possui tapetes nos quartos.
  • Posada El Capullo é uma pousada também de muito bom gosto com todas as comodidades que você precisará, além de contar com piscina e lareira nas áreas comuns.
  • La Posadita de la Plaza é classificada como hospedagem 4 estrelas e é bem moderna, um lugar que facilmente agradaria a todos

Restaurantes: Vale a pena comer em algum dos restaurantes do Barrio Histórico. Recebi dica do restaurante El Buen Suspiro, recomendado para jantar, já que oferece um queijo com vinho muito típico (pedir queijo azul e Malbec da casa é a indicação que recebi).

 


 

 

ATENÇÃO: Algumas informações descritas no blog podem mudar, como por exemplo, preços, horários de funcionamento e até mesmo endereços. Consulte sempre antes de ir! Não possuímos vínculos com as empresas, serviços e profissionais mencionados neste blog 


Organize sua viagem com os serviços a seguir ->

Icons made by Nikita Golubev, SmashiconssripVectors MarketIcon PondPixel BuddhaRoundiconsTwitterProsymbolsFreepik from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por