EnglishPortugueseSpanish
ANKARA
Postado por Estela T em 09/06/2012 Editado em 26/02/2022

Dica de Viagem para Ancara na Turquia

A viagem para Ancara, capital da Turquia, conhecemos o Mausoléu de Atatürk e o Anadolu Medeniyetleri Müzesi, o Museu das Antigas Civilizações da Anatólia. Leia a seguir! (Note: no Brasil, escrevemos Ancara)

Anıtkabir (Mausoléu de Atatürk)

Anıtkabir ou Mausoléu de Atatürk en Ancara na Turquia

Saímos da Capadócia (ou Kapadokya) rumo à capital da Turquia, Ancara, e para quem não sabe, o trajeto leva quase 3 horas!. Neste caminho, praticamente na metade, surgiu ao nosso lado o Lago Salgado (Hirfanlı Barajı). Infelizmente não paramos lá, estava um tempo meio esquisito e o tour não previa parar lá. Esta é uma grande desvantagem em contratar um tournão poder parar em um lugar que te chamou a atenção! Uma pena, eu não tenho fotos registrando o lago, somente registros mentais/visuais.

Chegamos em Ancara umas 14h e com um rápido tour (de ônibus mesmo) pela cidade chegamos a avistar um tipo de favela. Bem... à primeira vista não me parecia exatamente uma favela porque, para quem mora no Brasil o meu modelo mental era beeeem diferente da favela de lá. Elas são organizadas e até parecem "casas normais". Na verdade eu jamais suspeitaria que aquelas construções eram favelas, jamais... pareciam como bairros mais simples em São Paulo, mas enfim... parece que se uma pessoa ficar nas favelas por uns 5 ou 10 anos, ela ganha uma moradia do governo. Bom, não é mesmo?

Ancara é a capital da  Turquia (Türkije) e a segunda maior cidade do país depois de Istambul. É o centro da área metropolitana homônima, a qual tinha 4 630 735 habitantes em 2012. Faz parte da Região da Anatólia Central.

Os Hititas chamavam a cidade de "Ankuwash". A partir do século IV a.C. os gregos passaram a chamá-la de "Ancyra" que significa "âncora", um nome também usado pelos Romanos e  os Bizantinos. Mais tarde ficou conhecida na Europa durante séculos como "Angorá" e em turco foi também conhecida como "Engürü". A pronúncia do nome atual é semelhante a "âncara".

Infelizmente não tirei fotos dos arredores da capital e nem das "favelas" e infelizmente nosso itinerário não incluía a Kocatepe Camii, a mesquita que possui predominância da cor branca no seu interior e um belíssimo lustre redondo no seu centro...

Fomos ao Mausoléu de Atatürk, ou AnıtkabirO monumento é gigante, uma bela amostra do amor e admiração do povo turco por este líder, Atatürk. O monumento possui muitos corredores e salas com objetos, carros e etc. de uso de Atatürk. Tudo em exposição.

Há ainda um museu dedicado a ele, mas parece que é muito grande e para visitar o museu, deve-se programar ao menos um dia inteiro. Como não tínhamos tempo, andamos até a terceira sala. Não são permitidas fotos no interior do museu e nem do salão do mausoléu. Mais um ponto negativo por estar em tour em grupo.... você só dá uma olhada, não visita, de fato.

O povo construíu o mausoléu em homenagem a Atatürk e pelo tamanho e beleza do lugar dá pra perceber que realmente ele foi muito amado. O mausoléu demorou um pouco para ser construído (uns 15 anos) por falta de dinheiro no meio das construções.

Quase um 360º

Mustafa Kemal Atatürk (1881-1938) foi um oficial do exército, estadista revolucionário e fundador da República da Turquia, e também foi o primeiro presidente deste país. Mustafa Kemal se estabeleceu como um líder militar extremamente capaz e inteligente durante seu comando de divisão na Batalha de Galípoli e posteriormente também lutou com bravura nas frentes de batalha da Anatólia e na Palestina, coletando renome para si durante a Primeira Guerra Mundial. Com a derrota do Império Otomano contra os Aliados, e como consequência a iminente partilha do território turco, Mustafa Kemal liderou o 'Movimento Nacional Turco' e que se tornaria conhecida como a Guerra de Independência Turca. Ele estabeleceu um governo provisório em Ancara e derrotou as forças enviadas pela Tríplice Entente (criada por França, Reino Unido e Rússia). Para quem acha que a vitória foi algo "normal", saiba que estas eram "apenas" as 3 potências bélicas da época, e, portanto, a vitória conduzida por ele foi um feito histórico como dos filmes!

No fim Atatürk  conseguiu assegurar a liberação do país e a proclamação da república no lugar do antigo governo imperial otomano e assumiu como primeiro presidente da Turquia em 1923. Seu governo começou com um ambicioso programa de reformas políticas, econômicas e culturais. Como admirador do Iluminismo, Atatürk procurou transformar o até então Império Otomano decadente numa nação-Estado democrática e secular, tais reformas costumam ser chamadas de "kemalismo", e continuam a formar a fundação política do Estado turco até nos dias de hoje.

Ele foi uma pessoa muito amada pela maioria da população, tanto que é muito comum ver bandeiras e fotos dele em prédios, paredes, casas, bem como da bandeira turca em todos os cantos das inúmeras cidades que passamos. Além de tudo isso o que mais ele era? Posso afirmar a você que ele também era bonitão.

Anıtkabir
Anıtkabir ou Mausoléu de Atatürk na Turquia

Informações:
Horário de funcionamento:  Provavelmente funciona diariamente, sendo que entre Maio e Outubro funciona das 09h-17h e entre Novembro a Abril de 09-16h. Provavelmente não abre em feriados turcos e religiosos.
Entrada: pelo o que entendi a entrada é gratuita e você pode alugar o audioguide por ~TL10
Endereço: Gençlik Caddesi
Metro: Tandoğan

Dica de Viagem para Ancara na Turquia

Anadolu Medeniyetleri Müzesi (Museu das Antigas Civilizações da Anatólia)

Fachada do Museu das Antigas Civilizações da Anatólia em Ancara na TurquiaDepois fomos ao Anadolu Medeniyetleri Müzesi (Museu das Antigas Civilizações da Anatólia) e eu achava que era bem maior. Mas como tamanho não é documento, saibam que o museu é absurdamente rico. Ocupa dois edifícios otomanos recuperados e situa-se no bairro Atpazari (significado: mercado dos cavalos), abaixo da cidadela.

A visita já começa no jardim da frente do museu, porque também há objetos expostos para já te dar aquela empolgação daquilo que vai ver mais adiante, dentro do prédio!

Quando você entra o prédio, percebe que está diante de descobertas arqueológicas turcas fantásticas (digo turca porque muitos arqueólogos europeus fizeram da Turquia o seu palco de descobertas, levando pra bem longe deste país as riquezas encontradas por lá - mas lógico, com o governo turco dando um "ok" após recebimento de quantia considerável ou não)! A coleção está exposta por ordem cronológica e inclui a estátua da deusa-mãe de Çatalhöyük, lindíssimas esculturas hititas, relevos ortostatos e você encontra os imponentes leões do portal do "Parque Nacional Hattușaș" (um lugar que quero conhecer).

Em 1997 este museu levou o prêmio de "Melhor Museu Europeu do Ano" (apesar de várias fontes atribuírem o país sendo um país Asiático e não Europeu). Então, não o subestime, apesar deste prêmio ter sido do século passado.

O passeio dentro dele e no seu jardim pode levar cerca de 1 hora, depende do seu interesse ou se gosta de ver e ler tudo. Dependendo da minha companhia eu fico horas e horas em conversas e descobertas dentro de um museu, mas.... neste caso aqui eu não tive tempo por causa do tour, que limita o tempo em tudo.

Informações:
Horário de funcionamento:  Provavelmente funciona diariamente, sendo que entre Abril a Outubro funciona das 08h30-18h15 e entre Novembro a Março das 08h15-18h15. Provavelmente não abre em feriados turcos e religiosos.
Entrada: TL30
Endereço: Gözcü Sokak 2
Metro mais próximo: Ulus

Museu das Antigas Civilizações da Anatólia em Ancara na Turquia

Expografia do local

A "mãe deusa" encontrada na cidade do período Neolítico, Hacilar

Detalhe do teto do museu, lindo!

Museu das Antigas Civilizações da Anatólia em Ancara na Turquia

Artigos em ouro

Esfinges dos portões da cidade Hattusha, do império hitita (século XIV a.C.)

Detalhes em pedras do período neo-hitita (a partir do século VII a.C.)

Naquela noite, após o bom jantar do hotel, saímos com as meninas do tour a um shopping mall (porque é o que nos foi sugerido para fazer na cidade naquele momento.... horrível, não?). Muito parecido como qualquer outro shopping mall do Brasil, mas ficamos pouco tempo porque fechava às 22h. O taxi aceitou levar 5 pessoas e custou TL10 para ir e TL10 para voltar (valor de 2012).

Neste momento já estávamos sabendo que o Barceló Saray em Istanbul havia nos mudado de hotel, para o Barceló Topkapι. A guia turística sempre nos comunicou sobre tudo. Aliás, se alguém for um dia adquirir um pacote turístico pela Turquia, recomendaria entrar em contato direto com a Brezo Tours que mostrou ser uma agência muito séria, preocupada com a experiência de seus clientes, com excelentes profissionais e contatos em português bem acessíveis. Quando perdemos a conexão em Paris, mandamos um email para a Brezo em português e eles responderam prontamente. Isso é maravilhoso! Chegaram a nos ligar um dia em português. Já a agência que contratamos em São Paulo possuía um tratamento totalmente diferente... Parecíamos um estorvo em alguns momentos. Um absurdo!

Na manhã seguinte, acordamos cedo porque havíamos reservado um vôo até Istambul pela Turkish Airlines (ou Anadolujet). Saímos às 6h da manhã rumo ao aeroporto e mal haviam carros na rua. A corrida custou eu TL64 (é longinho o hotel até o aeroporto, valores de 2012) e o vôo foi pontual às 8h. Chegamos no aeroporto de Istanbul (Ataturk) às 9h e pegamos mais um taxi.

Clique para abrir o mapa dos locais indicados neste site:

mapa-ankara

Mais lugares para conhecer:

• Parque Nacional Soğuksu (Soğuksu Milli Parkι): fica a 82 km de Ancara e é ideal para quem gosta de fazer caminhadas e trekking, piqueniques.
  • CerModern - Salas de Exposições: Terça-feira - Domingo 10:00 às 18:00 h, quinta-feira 10:00-20:00, segunda-feira fechado. Endereço: Altınsoy Cad. No: 3 06 101 Sıhhıye, Ankara. Se eu soubesse que tinha a exposição do Escher lá, com certeza teria arranjado tempo para ir.
  • Há outras sugestões de atrações no mapa abaixo
  • Em Ancara há o Esenboğa International Airport.

Dica de Viagem para Ankara na Turquia

Hospedagem:

Nos hospedamos em Ankara no Radison Blu Ankara. Possui boa localização e talvez por fazer parte da rede de hotéis internacional, não é normal encontrar surpresas desagradáveis. Tivemos um jantar coletivo, com todos os turistas, no restaurante do hotel. Geralmente o hotel já reserva as mesas e os turistas ficam felizes em desfrutar de facilidades. Por mais que seja prático, o menu é um tanto limitado a grupos assim... Preferia comer algo do "menu normal" ou melhor... ir a um restaurante local na rua. Mas ok...
Os quartos são ótimos e apesar de estar em uma região mais metropolitana (na verdade, perto de tudo), possui quartos silenciosos e confortáveis!
Endereço: istiklal Caddesi, 30. Ulus / Ismetpaşa.

Organize sua viagem para a Turquia com os serviços aqui ao lado ->

ATENÇÃO: Algumas informações descritas no blog podem mudar, como por exemplo, preços, horários de funcionamento e até mesmo endereços. Consulte sempre antes de ir! Não possuímos vínculos com as empresas, serviços e profissionais mencionados neste blog ?

Icons made by Nikita Golubev, SmashiconssripVectors MarketIcon PondPixel BuddhaRoundiconsTwitterProsymbolsFreepik from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY