EnglishPortugueseSpanish
Mapa da Cozinha Alemã : Berlim e Baviera
Postado por Estela T em 26/02/2022 Editado em 06/03/2022

Aqui trazemos um Mapa da Cozinha Alemã apenas das regiões que visitamos (Berlim e Baviera). Claro que a culinária é diversa, existem milhares de receitas tradicionais, mas optamos em trazer algumas das principais e mais encontradas pelos turistas

Mapa da Cozinha Alemã BAVIÉRIA OU BAYERN:

Bretzel

Bretzel

  • Bretzel (americanizado como Pretzel): é um pão com aspecto seco que recebeu selo de denominação de origem protegida (DOP) da União Europeia. Muito caracterizado pelo seu formato de “bracelete”, geralmente os alemães comem recheado com manteiga e cebolinha.
  • Stollen: conhecido como pão ou bolo de Natal e sua receita que vai manteiga e uvas passas na massa nasceu em Dresden, levando o nome de “Dresden Christenstollen
  • Stollen

    Stollen

    Bavarian Cream: é uma sobremesa que se parece com pudim que leva ainda chantilly batido com gelatina (para não desenformar) coberto com algum molho que pode ser caramelo ou frutas vermelhas. Possivelmente criada pela chef Marie-Antoine Carême no século XIX

Weißwürste

Weißwürste

  • Weißwürste (Weisswurst): é aquela salsicha branca feita de vitela e toucinho de porco, temperada geralmente com salsa, limão, cebola, gengibre  e cardamomo.
  • Schweinebraten: é um porco assado geralmente preparado no almoço de domingo servido com molho caseiro,  semmelknödel (bolinhos de pão) ou bolinhos de batata e chucrute ou rotkohl (repolho roxo)
  • Semmelknödel: são bolinhos de pães que acabam virando um tipo de almôndega. Consistem em pão, leite, ovos e temperos e você encontra esta iguaria na Bavaria por conta da escassez de batata na região (por causa do solo da região não ser próprio para o desenvolvimento do legume), enquanto a típica batata cozida reina no norte da Alemanha, no sul, a predominância é do trigo. Portanto no norte há o Kartoffelknödel (almôndega de batata), mas no sul é o Semmelknödel (almôndega de pão).
  • Hendl: é o frango assado muito popular na Oktoberfest. Geralmente acompanhado de salada de batata ou pretzels grandes chamados brezn
  • Spanferkel

    Spanferkel

    Spanferkel: aquela imagem de um porco inteiro empalado feito como churrasco existe e é este prato

Öbatzer

Öbatzer

  • Öbatzer (ou Obazda): nós provamos em Rothenburg Ob Der Tauber e é uma pasta de queijo que leva camembert e páprica. Você encontra nos Biergartens da região que sempre vem com pão, pretzel e a caneca de cerveja. Quando eu provei, mais parecia manteiga pura.
  • Spätzle: esta é a massa tradicional da Alemanha muito comparada ao gnocchi italiano, porém esta massa alemã nasceu no sudoeste do país e, como já explicado, se é o sul não há batatas, mas trigo. Há a variação chamada Kasespätzle que é coberto de queijo gratinado e cebola frita.

Mapa da Cozinha Alemã BERLIN:

  • Sauerbraten

    Sauerbraten

    Sauerbraten: um prato que leva salada de repolhos roxo ou apfelmus (purê de maçã), kartoffelklöße (bolinhos de batata) e carne (bovina) assada com molho a base de vinagre, ervas e especiarias. Por isso do nome Sauer (azedo) e braten (carne assada). Apesar de ser um prato típico do Vale do Reno (que possui toques mais adocicados), o prato se tornou típico também em Berlim.

Currywurst

Currywurst

  • Currywurst: sem dúvida um dos pratos mais típicos e comuns em Berlin que provamos quando estivemos lá, com clara influência indiana por conta do molho de curry na salsicha.
  • Blutwurst: é o chouriço de sangue que eu não tenho a mínima vontade de experimentar. Há a variação zungenwurst (zungen=língua; wurst=salsicha), que leva língua de porco, de boi ou de vitelo, além de bacon e sangue suíno.
  • Blutwurst

    Blutwurst

    Kartoffelpuffer: são batatas raladas fritas em forma de panqueca, servidas com purê de maçã, chucrute ou salmão defumado e raiz forte.Você encontra este prato em diversos restaurantes do país e até países vizinhos com nomes como reibekuchen, kartoffelpuffer e rösti (versão suíça menos oleosa)

Kartoffelpuffer

Kartoffelpuffer

  • Kartoffelklöße: são os tradicionais bolinhos de batata alemães (eu sempre pensei o que a Europa comia antes do “descobrimento” do continente americano, visto que a batata é sul americana) e que geralmente possuem farinha e ovos para dar liga, mas as receitas mudam conforme região.Os kartoffelklösse são muito consumidos na Turíngia, Baviera e  Renânia. No norte e oeste você encontrará sob o termo kloß, no sul do país (incluindo a Áustria e Tirol) sob o nome knödel.
  • Matzah Ball Soup

    Matzah Ball Soup

    Matzah Ball Soup (ou Kneidl): um prato judaico muito popular de caldo de galinha com grandes bolas de matzah, relacionado aos judeus asquenazes. As bolinhas são feitas de pão ázimo, ovos e gordura (de boi ou galinha) e era muito popular na época da páscoa, porém hoje em dia é consumido o ano todo.

  • Eisbein

    Eisbein

    Eisbein (ou Joelho de Porco): sim ele existe e é muito tradicional na Alemanha, geralmente servida com chucrute e as bolas de batata. Apesar de o chamarmos aqui no Brasil como joelho de porco, o corte apropriado na Alemanha está entre o joelho e o tornozelo do animal, por isso o nome Eisbein literalmente significa perna (Bein) de gelo (Eis).O mais esquisito no nome é o “gelo” e é claro que existem controvérsias para a adoção do termo  “gelo” nele: alguns dizem que a gordura fique branca como neve ou talvez por causa da teoria onde, há muito tempo atrás, caçadores usavam ossos de joelho de porco como sola de sapatos para andarem sobre a neve.


Mapa da Cozinha Alemã Vinhos

Para quem não sabe, a Alemanha possui uma considerável produção de vinho concentrada majoritariamente na região Oeste do país, devido à influência Romana quando estes últimos tentavam avançar sua dominação europeia. 60% é produzido no estado Rhineland-Palatinate, do ladinho de Luxemburgo.

A variedade principal de uva é a Riesling , sendo o insumo para a produção de vinhos que é o tipo de vinho pelo qual a Alemanha é conhecida com produtora, mas a produção do vinho tinto vem ganhando força, segundo o German Wine Statistics, de 12% de representatividade em 1980, saltou para 37% em 2007, superando o Riesling que se mantém em média de 22% desde os dados coletados pela pesquisa em 1960.

Outras uvas de vinho branco envolvidas na produção: A Müller-Thurgau, Grauer Burgunder ou Ruländer (Pinot gris), Weisser Burgunder (Pinot Blanc), SilvanerKernerChardonnayBacchusScheurebe e Sauvignon Blanc. Já as uvas para produção de vinho tinto são: Spätburgunder (Pinot noir), DornfelderPortugieserTrollinger, Lemberger (Blaufränkisch), Schwarzriesling (Pinot Meunier), RegentMerlot e St. Laurent

World’s Best Vineyards Academy (instituição criada para eleger as melhores vinícolas pelo mundo) classificou a vinícola alemã Schloss Johannisberg na 34o. posição e a Weingut Dr. Loosen na 46a. posição do ranking onde são eleitas 50 vinícolas do mundo.

Você encontra mais informações sobre o vinho na Alemanha no site: Wines of Germany.

Mapa da Cozinha Alemã Mapa da Cozinha Alemã Mapa da Cozinha Alemã Mapa da Cozinha Alemã

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por