O Mapa das Galerias de Arte na Vila Madalena
Não é só de barzinhos que vive a Vila Madalena. O bairro oferece muitas opções culturais e o grande destaque são as galerias de arte contemporânea. Neste post selecionamos 12 galerias notáveis! Dá para conhecê-las de uma forma bem simples, já que elas ficam umas próximas das outras!
O Mapa das Galerias de Arte na Vila Madalena
01) Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel
02) Blau Projects
03) Anexo Millan
04) Galeria Millan
05) Galeria TATO
06) Bolsa de Arte
07) Central Galeria
08) Galeria Raquel Arnaud
09) Zero Galeria
10) Galeria Eduardo Fernandes
11) DOC Foto
12) Choque Cultural
01) Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel
Esta é a antiga Galeria Fortes Vilaça que mudou o nome no final de 2016 mas continua com o mesmo prestígio e significância no mercado da arte. Além da mudança do nome, aquele ano marcou a inauguração de uma filial no Rio de Janeiro.
Apesar do espaço pequeno na Vila Madalena, é espaço suficiente para ótimas exposições. Mas para aqueles que querem apreciar mais obras de arte, saiba que existe u outro complexo da galeria chamada Galpão, na rua Rua James Holland 71, na região da Barra Funda. Pelo nome já deu pra sacar que o espaço é enorme!
A galeria representa vários artistas, sendo que destaco: Valeska Soares, Rivane Neuenschwander, Nuno Ramos, Luiz Zerbini, Los Carpinteros, Iran do Espirito Santo, Ernesto Neto, Adriana Varejão entre outros.
Informações:
Horário de funcionamento: Terça a Sexta das 10-19h e Sábado das 11h-18h
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1360
Informações:
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1500
Horário de funcionamento: De Terça a Sexta das 10h-19h e Sábado das 10h-18h
02) Blau Projects
A fantástica galeria fechou… de vez…
03) Anexo Millan 04) Galeria Millan
A primeira que destacamos é uma das mais importantes de São Paulo, ou melhor, do Brasil: a prestigiada Galeria Millan, que além do prédio principal, possui logo ao lado a Anexo Millan. Então dá pra imaginar o tamanho que a galeria é!
Com 20 artistas no seu roll, alguns são muito admirados por nós como Henrique Oliveira, Rodrigo Andrade, Rodrigo Bivar, Tunga. As aberturas de exposição são maravilhosas, mas de toda forma, preferimos visitar as exposições em dias de não abertura, para poder ter o espaço de um jeito mais intimista.
Já fui na abertura de 2016 da exposição do prestigiado Paulo Pasta e estava magnífico! E minha última visita, não poderia deixar de ver a exposição de Rodrigo Andrade e por sorte o mesmo estava lá, rendendo um gostoso bate papo com este cara mega simpático!
Informações:
Horário de funcionamento: Terça a Sexta das 10-19h e Sábado das 11h-18h
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1360
05) Galeria TATO
A Galeria TATO fica de frente à Galeria Millan e não se intimida! Sempre movimentando o seu espaço com exposições temporárias com artistas representados ou não, há lindíssimas preciosidades como a artista Mariana Riera, com retratos lindíssimos que cobiçamos e muito! As fotos que registramos lá era do artista Washington Silvera, que além de artista é chef de cozinha e o tema da série girou em torno da cozinha!
Informações:
Horário de funcionamento: De Segunda a Sábado das 11h-19h
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1399
06) Bolsa de Arte
Esta galeria possui filial em Porto Alegre e está em São Paulo desde 2014. Representa artistas notáveis que trabalham com mídias diversificadas. Possui um salão expositivo e sempre tem coisa boa exposta por lá! Nos fundos, há um anexo com mais obras expostas o que faz a visita valer muito a pena!
Informações:
Horário de funcionamento: De Segunda a Sexta das 10h-19h e Sábado das 11h-17h
Endereço: Rua Mourato Coelho, 790
07) Central Galeria
A Central Galeria fica quase na frente da Galeria Bolsa de Arte e é comprida, então
Informações:
Horário de funcionamento: De Segunda a Sexta das 11h-19h e Sábado das 11h-17h
Endereço: Rua Mourato Coelho, 751
10) Galeria Eduardo Fernandes
A Galeria Eduardo Fernandes é bem discreta e é uma das únicas que eu vi na minha vida que você tem que tocar a campainha para entrar. Apesar disso, o que pode parecer uma barreira, tenha a certeza de que será muito bem recebido na galeria!
Ela [e pequena, possui apenas um espaço expositivo e quando fui, acontecia a exposição da artista colombiana Luz Lizarazo. Achei o conjunto das obras bem interessante.
Também conheci o acervo técnico da galeria, que me foi mostrado e explicado praticamente obra por obra! Tudo muito requintado e notável!
Informações:
Horário de funcionamento: De Segunda a Sexta das 10h-19h e Sábado das 10h-18h
Endereço: Rua Harmonia, 145
11) DOC Foto
A DOC Foto é uma galeria especializadas em fotografias mais na pegada documental, mas também é possível encontrar fotos que não são desta linha. Conheci esta galeria na SP-Foto, feira de arte voltada à fotografia, e quando entrei na galeria, tive a oportunidade de ter um breve bate papo com um dos sócios da mesma, o Fernando.
As fotografias são fantásticas e tive uma vontade enorme de comprar algumas. Mas me segurei rsrsrsrs. Vale muito uma visita para quem aprecia foto boa!
Informações:
Horário de funcionamento: De Segunda a Sexta das 14h-19h e Sábado das 12h-17h
Endereço: Rua Aspicuelta, 145
12) Choque Cultural
A galeria Choque Cultural foi fundada em 2004 e possui uma boa gama de artistas voltados à arte urbana e também à novas linguagens contemporâneas. É uma galeria diferente das tradicionais “whites cubes” que vemos por aí. Já pela fachada ela se destaca, pertinho do Beco do Batman, por isso, você pode passar batido por ela!
Informações:
Horário de funcionamento: Não está especificado no site oficial mas deve ser: de Segunda a Sexta das 11h-19h e Sábado das 11h-17h
Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 250
Deixe seu comentário / Nenhum comentário