A jardinagem é uma prática antiga. Quem nunca ouviu falar nos Jardins da Babilônia? Pois é... quando disse que a prática é antiga é porque é. Acelerando a linha do tempo, caímos no século XIII quando o Renascimento fez renascer também a jardinagem na Europa, e os vanguardistas nas técnicas foram a Itália e a França. Cada um foi formando a sua estética e neste post, dos Jardins pelo Mundo, escolho os Jardins do Castelo de Villandry.

O Itinerário de Viagem conheceu a região chamada Centre no norte da França e geralmente as pessoas nomeiam o Centre como Pays de la Loire (ou País do Loire, em português) por causa do rio Loire que passa por lá.
Naquela overdose de visitas a inúmeros castelos, recomendamos fortemente a visita ao Castelo de Villandry (em francês: Château de Villandry), justamente porque ele se diferencia dos demais devido aos seus 3 exuberantes jardins.
O Castelo de Villandry foi o último construído na região na época do Renascimento. Construído no século XVI a mando de Jean Le Breton, ministro das finanças durante o reinado de François I. A família de Le Breton conservou o castelo até 1754, e, de lá para cá, o castelo passou por outros ilustres proprietários.
Algumas fontes apontam os jardins do Villandry como os mais belos da França. Eles são divididos em três níveis: o jardin potager (jardim da cozinha), o jardin d'ornament (jardim ornamental) e o jardin d'eau (jardim d'água). Apesar de serem considerados 3 jardins, a sensação que dá, ao pisar neles, é que se trata de 5 jardins.
Dependendo da época, você consegue ver uma mistura de flores e até legumes! Planeja a sua viagem a Villandry mais para o final do ano (final de Outubro/início de Novembro) para ver o jardin potager com enormes abóboras pelo chão!
Obviamente além do jardim, a visita nas dependências do castelo não pode ficar de fora!
Um pouco esquisito foi conhecer uma ala com quadros meio macabros, pinturas de gente doente e quase moribunda, mas dá para absorver um pouco daquilo que foi os tempos que servia apenas como castelo. Há até uma sala com o teto mouro, provavelmente por influência do atual proprietário espanhol.
Leia um pouco mais sobre o Pays de la Loire / Centre neste link e conheça também um outro jardim, no post Conhecendo os Jardins de Claude Monet na Primavera. Esta é uma "blogagem coletiva" com outros Pequenos Grandes Viajantes de peso! Para quem quer se deliciar mais com outros posts de outros jardins pelo mundo, recomendo a leitura destes posts dos blogs abaixo:
Let's Fly Away - 5 Jardins em Paris para relaxar
Holandesando - Jardim Japonês de Haia, na Holanda
Caixa de Viagens - 05 Jardins imperdíveis na Europa
Deixe seu comentário / 9 Comentários