EnglishPortugueseSpanish
AGENDA: Festa de Nossa Senhora Achiropita
Postado por Estela T em agosto 14, 2016 Editado em julho 23, 2017

A partir do dia 05 de Agosto, acontecerá em São Paulo, no bairro do Bixiga a tradicional festa italiana: Festa de Nossa Senhora Achiropita, sendo que este ano de 2017 é a 91ª edição da festa. A comemoração vai até o dia 03 de Setembro, somente nos finais de semana. A festa é de rua, concentrando-se na Rua 13 de Maio, na Rua São Vicente e na Rua Doutor Luís Barreto. Confira a programação clicando AQUI.

achiropita-01

achiropita-02A celebração  homenageia a padroeira do bairro e busca reavivar a cultura italiana tão inerente no país. A festa traz cerca de 950 voluntários, que trabalham muito felizes!

Além da devoção à santa, o protagonista da festa é a comilança, como qualquer coisa que se envolva a Italia e italianos deve ter. A festa conta com 30 barracas instaladas nas ruas oferecendo culinária italiana (com pratos que vão do tradicional espaguete aos antepastos), bebidas e até churrasco.

Quem for com crianças, saiba que há estrutura para elas brincarem como o pula-pula, pescaria, tiro ao alvo e muito mais.

Ao lado da Igreja fica aberta no evento a "Cantina Madonna Achiropita" em ambiente fechado, oferecendo show ao vivo com bandas, além de mesa com antepastos e a “pasta della Mamma”. Este é o único lugar que você tem que pagar pra entrar (R$40 para adultos e R$20 para crianças incluindo no valor do ingresso aos sábados os antepastos, queijos, polenta frita e saladas à vontade e para quem for no domingo está incluso 1 prato de Macarrão ao Molho Achiropita)

Na Igreja, aos finais de semana, ocorre a bênção de hora em hora, sem contar a procissão que acontecerá no dia 21 de agosto pelas ruas do bairro.

Todos que participarem da Festa de Nossa Senhora Achiropita ajudará na continuidade dos projetos mantidos pela comunidade:

achiropita-03A Casa Dom Orione, o Espaço Social no cuidado com os homens e mulheres em situação de rua, a Casa São José na assistência à melhor idade, a Casa de Acolhida Rainha da Paz, na recuperação de dependentes químicos e o Movimento de alfabetização de adultos. São mais de 1000 pessoas atendidas todos os dias por estas instituições.

Informações:
Horário:  Sábado das 18h-00h e Domingo das 17h30-22h30
Entrada gratuita exceto na cantina
Endereço: Rua 13 de Maio, 478

É muito difícil parar o carro próximo às ruas que ocorre a festa, porém não é impossível. Quanto mais próximo você quiser estacionar, mais os inconvenientes "guardadores (diga exploradores) de vagas de carros" vão cobrar mais caro. Então, tenha paciência e estacione um pouco mais distante do evento e não contribua com o abuso dos "guardadores" e até mesmo dos estacionamentos credenciados.
Haverá trânsito nas intermediações, então, tenha paciência.

Todas as fotos são de autoria de Itinerário de Viagem para uso exclusivo do site. Direitos reservados, por favor, respeite!

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por