EnglishPortugueseSpanish
MAC USP – Museu de Arte Contemporânea de SP
Postado por Estela T em setembro 28, 2018 Editado em março 31, 2019

Infelizmente houve uma tragédia nacional neste mês de Setembro de 2018 onde o Museu Nacional do Rio de Janeiro foi destruído pelo descaso e ignorância de governos corruptos que ignoram instituições representantes legítimos da cultura nacional e internacional. A hora é de homenagem ao Museu Nacional do RJ inflando a NET com posts sobre museus nacionais e nós escolhemos o MAC USP - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo que, igualmente ao Museu nacional do RJ, é administrado por uma Universidade pública Brasileira.

O Museu Nacional nós não tivemos a oportunidade de conhecer e, como forma de levantar a bandeira acerca dos museus nacionais, nós e uma gama de pequenos grandes viajantes resolvemos fazer uma blogagem coletiva indicando um museu nacional este mês! Isso já é até rotina nossa do Itinerário de Viagem né, parece que não temos nada muito "novo" mas calma lá... porque nossa homenagem vale a pena ser lida!

#lutomuseunacional #museunacionaldoRJ

mac usp, museu de arte contemporânea, usp, sao paulo, brasil, brazil

O MAC USP visto da ponte que liga o Parque do Ibirapuera ao museu

 

 

Assim como o Museu Nacionl, o MAC ocupa um prédio histórico e importante, apesar de muuuuito mais novo na linha do tempo! Projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. O prédio já fez parte do projeto inicial do Parque do Ibirapuera onde se imaginava um grande calçadão que interligaria este prédio com o parque. A avenida que os separa hoje não existiria e o prédio seria dedicado ao serviço público, para a Secretaria da Agricultura e inaugurado em 1954.

O edifício de oito andares acabou virando o icônico DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito e até acabou sendo estigmatizado como símbolo da burocracia brasileira, pelo menos até o DETRAN mudar de endereço em 2009. Após um trabalho de retrofit, reabriu como MAC em Setembro de 2010.

vista do mac usp - museu de arte contemporânea

Vista a partir do terraço do MAC USP: o Parque do Ibirapuera

 

mac usp, museu de arte contemporânea, usp, sao paulo, brasil, brazil

Vista a partir do terraço do MAC USP: A ponte que liga o MAC USP ao parque

Já o MAC ficava lá dentro da cidade universitária, zona oeste de São Paulo. Foi criado em 1963 quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo MAM de São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo. Por incrível que pareça o acervo possuía (e ainda possui) obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma grande coleção de arte italiana do começo do século XX.

De lá para cá entraram para a coleção obras de Lucio Fontana e Artur Barrio, Henry Moore, Cildo Meireles, Julio Plaza, Joseph Beuys (wowwww), Leda Catunda, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade e vários outros artistas brasileiros e internacionais. O acervo possui cerca de 10 mil obras entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações.

museu de arte contemporânea DE SÃO PAULO

O museu aos poucos está em transformação. Por exemplo, o térreo dá uma bela vista para o parque do Ibirapuera e a Avenida 23 de Maio, e antes era este o único atrativo. Inauguraram recentemente um restaurante e que com certeza tem mesinhas para café.

São cerca de 4 andares de visitação com muita arte moderna e contemporânea. Alguns espaços eu ainda sinto uma certa falta de uma curadoria mais inovadora, mais impressionante, mas é tudo satisfatório!

museu de arte contemporânea DE SÃO PAULO

Adoro visitar as exposições temporárias e sempre há alguma coisa muito interessante e possivelmente interativa e eu adoro quando há obras de arte deste tipo!

Obra de Sandra Cinto no museu de arte contemporânea DE SÃO PAULO
MAC - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Brasil

Andar com exposição temporária de artistas da América Latina

Informações:
Horário de funcionamento: Terça das 10h-21h, Quarta a Domingo das 10h-18h. Fechado nas Segundas.
Entrada Gratuita
EndereçoAv. Pedro Álvares Cabral, 1301

Movimente você também a web lendo vários posts sobre museus nacionais! Para te ajudar, segue outros blogs que estão neste luto nacional:

Todas as fotos e textos são criações do Itinerário de Viagem. Direitos reservados, por favor, respeite!

Deixe seu comentário / 15 Comentários

  1. Que incrível! Nunca visitei o MAC mas com certeza já inclui na minha lista. 🙂

    • Responder
      Estela T

      Isso! Não deixa de visitar! Sempre há exposições temporárias ótimas rolando lá! Bjs

  2. Eu ainda não tive oportunidade de conhecer esse museu, mas já me interessei muito pelas tuas fotos e relatos. Vou colocar na minha lista na próxima ida a Samp!

    • Responder
      Estela T

      Volta logo pra SP e dá uma passada por lá! Aí aproveita e vai na Bienal de Arte também que está rolando até começo de Dezembro! Bjs

  3. Que lugar incrível!!! Mal vejo a hora de voltar em SP e visitar esse museu!!

    • Responder
      Estela T

      Ah que bom que incentivei uma visita lá! Bjs

  4. Adoro esse museu, e sempre que algum amigo me pergunta um legal para visitar, ou algo diferente para fazer em São Paulo, eu falo dele, principalmente por essa vista do terraço. Incrível !

    • Responder
      Estela T

      Nossa, eu também sempre indico! 😉 Abs

  5. Muito interessante este museu, o fato de ter exposições temporárias deve atrair todo tipo de público à este espaço cultural. Parabéns pelo post, ótima dica.

    • Responder
      Estela T

      Pra quem ama ou só adora arte contemporânea é diversão garantida! Bjs

  6. Adorei a dica desse museu perto do Ibirapuera. Amei a vista do terraço! Mais um na minha listinha pra visitar em SP. 🙂

    • Responder
      Estela T

      Depois fala pra gente o que achou ok?

  7. Fui ao Rio recentemente mas não tive tempo de conhecer o MAC, mas tá na minha lista. Adoro visitar museus e esse aí parece uma ótima pedida

    • Responder
      Estela T

      Olá! Sim… eu também não fui no MAC do RJ, mas este MAC aqui do post é de São Paulo ;P rsrsrsrs

  8. Confesso que arte contemporânea não é muito a minha praia, mas que vista hein? Às vezes a gente até esquece que existem museus em SP além do MASP e da Pinacoteca né?

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por