EnglishPortugueseSpanish
L’Antica Pizzaria da Michele: A famosa pizza de Nápoles
Postado por Estela T em fevereiro 16, 2017 Editado em fevereiro 16, 2017

Não tem jeito! Ir a Nápoles e ir À L'Antica Pizzaria da Michele e comer uma pizza é imperdoável. Eu sou de São Paulo e como muitos sabem, aqui temos muitas pizzarias. Se não bastasse, temos muitas padarias que também fazem pizzas. O tipo de pizza que você encontra aqui é variado: tem de legumes, tem até de salmão (!), tem com massa grossa, massa fina, borda recheada, com gergelim, tem pizza baiana, tem pizza caipira, tem pizza de todo jeito.

Quando eu viajo quase sempre vejo algum resquício italiano instalado em alguma rua deste mundo, mas nunca penso em comer pizza. Só provei a iguaria fora da minha cidade natal quando estive em Nova Iorque e wow..... maravilhosa! Clique aqui pra ter uma noção do que eu tô falando!

Até o dia que eu planejo uma viagem à Nápoles e tudo o que me indicam no quesito guloseimas é: L'Antica Pizzaria da Michele.

A fachada da pizzeria com clientes aglomerados querendo entrar!

O Itinerário de Viagem super indica esta pizzeria mas já te alerta: pode viciar! E digamos mais: não tem como ir a Nápoles e não ir no Michele. Não tem! O negócio é tão tradicional e famoso, que até a personagem do filme "Comer, Rezar e Amar" foi lá. Lógico que eu não fui por este motivo. Quem me indicou conhecer o Michele foi um amigo que, além de bom cozinheiro, é muito bom entendedor de boa comida.

A casa funciona desde 1870 e a receita é um sucesso e referência na cidade. Este meu amigo foi no Michele em  2009 e fiquei surpresa em encontrar os mesmos preços que ele pagou naquela época! (Obs: viajei pra lá em Janeiro de 2016). Dá uma olhada na tabela de preços!

Para os desavisados: a pizza italiana em Napoles é MUITO diferente da pizza paulistana brasileira porque ela é meio mole e beeeem fina. No Michele  só há dois (02) sabores: margherita e a marinara (que segundo um atendente de lá, a marinara foi invenção do Sr. Michele). Um disco de pizza é individual (o tamanho 'normale'). Eu não conseguia comer uma inteira, sempre sobrava 1/4 no prato.

Tem muita gente que já me falou que achou a pizza italiana horrível. Bom.. considerando que a pizza surgiu lá, recomendo quebrar um pouco os paradigmas e entender o contexto da pizza no local de origem da mesma. É a mesma coisa de achar que comida japonesa tem cream cheese, hot roll e estas adaptações bizarras. Eu particularmente A-M-E-I  pizza na Itália e entendo, hoje, que o que comemos por aqui no Brasil, não é pizza ;P

O negócio é de família e Michele Condurro, o grande idealizador,  já preparava a pizza desde 1870 e acabou melhorando as técnicas através de cursos junto a mestres da guloseima no distrito de Torre Annunziata (do outro lado da cidade). Michele acabou abrindo a sua primeira pizzeria em 1906 e se mudou para o atual endereço em 1930. Desde então, já foram 5 gerações de pizzaiolos que mantêm o sabor e tradição da pizza, seguindo fielmente o lema do Sr. Michele: "Há apenas dois tipos de pizza napolitana: a 'Marinara' e a  'Margherita' e nenhuma 'porcaria' deve ser usada na preparação da pizza, porque alteraria o mundialmente famoso genuíno sabor".

Olha o tamanho da pizza em relação à garrafa

Um dos salões para comer a guloseima!

 

Dicas e informações:

A dica é chegar cedo porque geralmente o local lota e fica uma fila lá fora e dependendo do tamanho da sua fome, pode ser muito chato ter que esperar. Acabei tendo sorte nas duas vezes que fui porque chegava e entrava direto! Mas também sempre chegava lá antes das 19h e era inverno... Vai ver estes fatores me ajudaram.

O local é pequeno, tendo dois salões para você se sentar e comer. Se você estiver com amigo, dá pra ir em grupo de no máximo 6 pessoas. Quem quiser um vinho, vai ter que se contentar em ficar sem porque eles não servem. O negócio é comer, engolir um refrigerante ou água e cair fora.

Última dica: se está indo pra Nápoles, você tem que ir no Michele, senão é como se não tivesse ido a Nápoles rsrsrsrs (olha eu dramatizando!)

Informações:
Horário de funcionamento:
não há informações no site oficial do Michele. Mas sei que Domingo não abre.
Endereço: Via Cesare Sersale, 1 / 3

 

E dá pra ver a pizza sendo feita!

Todas as fotos e textos são criações do Itinerário de Viagem. Direitos reservados, por favor, respeite!

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por