EnglishPortugueseSpanish
LENÇÓIS MARANHENSES
Postado por Gisela S em 06/05/2019 Editado em 11/02/2019

Mesmo tendo apenas um final de semana, dá para fazer muita coisa quando se planeja uma viagem a LENÇÓIS MARANHENSES que é um oásis de bela natureza!

Nesta viagem, levei minha mãe e saímos em uma sexta feira e voltamos no domingo à noite. Foi bem rápido mesmo!

Alugamos um carro e fui dirigindo até Barreirinhas, local onde estava o hotel Encantes Do Nordeste que oferece chalés privativos em estilo rústico, além de contar com piscina ao ar livre e oferecer excursões para os Lençóis Maranhenses. Do aeroporto de São Luís até Barreirinhas, levamos 03h30 aproximadamente e a estrada era muito boa e vazia (eu acho que era a BR135). Sempre bom alugar um carro antes mesmo de embarcar e a dica é alugar com a RentCars clicando aqui!

Para quem não sabe, além de Barreirinhas, muitas pessoas optam por se hospedarem em Atins ou Santo Amaro do Maranhão. Estas outras opções são tão práticas quanto Barreirinhas para se conhecer Lençóis Maranhenses, porém, a mais solicitada é Barreirinhas porque lá a estrutura para se receber visitantes é melhor e maior. Para quem não quer alugar um carro, pode optar pelo transfer da TourON que possui bons preços para o transfer entre um hotel em São Luís e Barreirinhas em micro-ônibus, ônibus ou van com ar condicionado!

Quando chegamos no hotel, já era bem tarde da noite e não fizemos nada.

Mas no outro dia, sábado, obviamente já fomos conhecer os Lençóis Maranhenses. Ele fica no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses que é uma unidade de conservação com 156.500 hectares. Os municípios que ficam próximos ao parque são: Barreirinhas, Miracruz, Santo Amaro.

Provavelmente durante o ano todo há formação de pequenas lagunas nos lençóis, mas o mais indicado para quem quer ver tais formações, é ir nos meses que precedem as épocas de chuvas, o que inclina a decisão de visitar a região entre Junho até início de Setembro. Entre Janeiro e Maio chove muito, porém o pico maior das chuvas ocorre em Abril.

Contratamos um tour que saiu bem cedo do hotel de jipe 4X4 porque até chegarmos nos lençóis leva um tempo. Caminhamos pelas dunas, algumas pessoas entraram em lagunas, cruzamos rios. O passeio é de dia inteiro e ficamos até o por do sol e passamos pela principais lagunas e é bem difícil lembrar os nomes de todas.

Domingo fizemos o passeio pelo manguezal da região por voadoras (lanchas baixas) pelo rio Preguiça, paramos em uma espécie de ilha chamada Vassouras onde avistamos macacos e paramos no restaurante de lá. Depois fomos a um vilarejo chamado Mandacaru e depois fomos na foz do Caburé. Foi um passeio muito legal, passamos perto das árvores que ficam no mangue e este passeio levou a manhã toda.

Antes mesmo de eu ir, já queria fazer o passeio de sobrevoo para tirar fotos dos lençóis lá de cima! Só que quando eu estava me preparando para a viagem, havia lido que os vôos na região estavam proibidos devido ao tamanho da pista local. Mas quando cheguei lá, consegui agendar este sobrevoo que é um avião bem pequeno onde só caem 4 pessoas contando o piloto. O passeio foi lindo e valeu muito a pena!

Hotel Encantes do Nordeste em Barreirinhas nos Lençóis Maranhenses

Detalhes do Hotel

Passeio pelos Lençóis Maranhenses

Passeio nas lagunas dos Lençóis Maranhenses

o fim do dia se aproxima

Hotel Encantes do Nordeste em Barreirinhas nos Lençóis Maranhenses

A piscina do hotel

Passeio pelos Lençóis Maranhenses

Passamos pelas principais lagunas

Passeio nas lagunas dos Lençóis Maranhenses
Por do sol no Passeio nas lagunas dos Lençóis Maranhenses

Lindo por do sol nos lençóis

Passeio pelo manguezal em Lençóis Maranhenses

Passeio pelo manguezal

O tipo de embarcação

Ainda dá para ver algumas dunas

camarão em Lençóis Maranhenses

Um camarão muito bom!

Lençóis Maranhenses

Paradas dos passeios

Vilarejos de Lençóis Maranhenses

Vilarejos da região

Veja só abaixo as fotos do sobrevoo... não sei se estão suspensos estes passeios, mas me sinto com muita sorte porque, por mais que hoje existam drones, nada mais lindo do que ver com os próprios olhos isso lá de cima:

Como eu disse, foi uma passagem meteórica por Lençóis, obviamente existem vários outros passeios como trekkings para se fazer por lá. Até mesmo por São Luis há milhares de coisas para se fazer e indicamos já se programar através dos tours da TourOn clicando aqui!

Para quem tem tempo, 5 dias pode ser o tempo ideal para explorar muitas coisas em Lençóis e mais 3 dias em São Luis! Super recomendo este destino maravilhoso dentro do Brasil!

Hospedagem

Como já mencionado acima, optei pelo Encantes Do Nordeste  é um hotel chalé em estilo rústico com piscina ao ar livre e oferece excursões para os Lençóis Maranhenses. O hotel é muito bonito e também é uma boa base para quem vai a Jericoacoara. Os chalés acomodam 3 adultos e 1 criança!

ATENÇÃO: Algumas informações descritas no blog podem mudar, como por exemplo, preços, horários de funcionamento e até mesmo endereços. Consulte sempre antes de ir! Não possuímos vínculos com as empresas, serviços e profissionais mencionados neste blog ?

Organize sua viagem com os serviços a seguir ->

Icons made by: Flat IconsFreepikIcon Pondmonkik, mynamepongNikita GolubevPixel BuddhaPixel perfectProsymbolsRoundiconsSmashiconssripTwitterVectors Market from Flaticon is licensed by CC 3.0 BY