EnglishPortugueseSpanish
Faça o roteiro por cidades francesas impressionantes que inspiraram Claude Monet
Postado por Estela T em fevereiro 24, 2016 Editado em dezembro 14, 2016
Retrato de Monet, domínio público (Wikipedia)

Retrato de Monet, domínio público (Wikipedia)

O Itinerário de Viagem passou por 4 cidades francesas impressionantes que inspiraram Claude Monet, o grande artista do Impressionismo, Claude Monet, viveu ou passou um tempo.

Monet nasceu em Paris no ano de 1840. Aos 5 anos de idade, a família de Monet mudou-se para Le Havre (passamos por perto e é uma das cidades que Monet retratou em seus quadro) e em 1857 Monet retornou a Paris para estudar pintura, contrariando o seu pai.

 

 

 

Paris

Montmartre, Paris

Montmartre, o 18º Arrondisement de Paris

Bem perto de onde nasceu, há o bairro Montmartre, o 18º Arrondisement. Lá era o bairro dos artistas da época, bairro da boemia, local da Sacré Coeur, restaurantes, bares, casas de espetáculos como Moulin Rouge ou Le Agile Lapin, e arte de rua. Um bom lugar para se hospedar em Paris, com estadias não muito caras.

Por lá Monet estabeleceu seu estúdio, pintando por muitas vezes a sua mulher Camille. Ele retratou alguns pontos de Paris mas já começou a demonstrar seu interesse em cenários mais naturais do que a cidade. Sua aproximação com Paris foi importante para fundar o movimento artístico Impressionismo, participando de salões de arte da época na cidade.

 

Etretat

Falésia mais famosa de Etretat

Falésia mais famosa de Etretat

No inverno de 1868-1869 Monet foi a esta cidade e realizou quadros incríveis das falésias da região.
A paisagem não poderia deixar de inspirar este grande artista e só estando lá é que você entende porque ele retratou o local. Talvez na introspecção que o inverno proporcionou, ele pôde realizar grandes obras e algumas são discutidas em centros acadêmicos até hoje.

 

Giverny

Maison et Jardins de Monet

Maison et Jardins de Monet

Foi a cidade em que Monet se mudou com a sua família em 1883, e lá morreu, em 1926. A casa que morou hoje é a ‘Fondation Monet’ que mantém a casa e os jardins do artista. Infelizmente você não pode tirar fotos de dentro da casa, mas garanto que é linda! Ele projetou todo o jardim e funcionava como um atelier a céu aberto, onde rendeu magníficas obras que estão espalhadas no mundo todo!

 

Rouen

Centro histórico de Rouen

Centro histórico de Rouen

Na época em que viveu em Giverny, pintou diversas vezes na cidade de Rouen. O modelo da vez foi a Cathédrale Notre-Dame de Rouen onde ele a pintou em vários ângulos e com diversas luzes.

 

Com este rápido passeio por onde passou Monet, dá pra entender toda a inspiração que ele viveu, certo? Então vamos nos inspirar juntos e conhecer ainda mais a França!

 

Todas as fotos e textos são criações do Itinerário de Viagem. Direitos reservados, por favor, respeite!

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por