EnglishPortugueseSpanish
DIÁRIO DE BORDO: Conheça a vila medieval de Óbidos, Portugal
Postado por Estela T em Abril 6, 2017 Editado em dezembro 8, 2017

Fomos atrás do blog Diz Que Fui Por Aí justamente atraídas pelas informações de Portugal deste pessoal! Desta forma, os editores deste lindo blog, a Luísa e o Marcelo Colombo nos contam neste Diário de Bordo sobre a vila medieval de Óbidos, em Portugal. Belíssima descoberta para adicionar no seu itinerário quando estiver em Portugal, veja os motivos:

 

A vila medieval de Obidos, Portugal, Europa

Se tem uma coisa que logo você descobre na sua primeira visita é que Óbidos é uma das vilas medievais mais lindas e preservadas de Portugal. Óbidos é uma cidade muito pequena e os principais pontos turísticos podem ser vistos em algumas horas, mas uma das coisas mais legais é se perder por suas ruelas.

A história desta pequena cidade, mais parecida com uma aldeia, é fortemente ligada à nobreza desde o século XIII, quando o rei Dinis se casou com Isabel de Aragão. Entre os presentes que ele deu à esposa estava uma pequena aldeia, a vila de Óbidos. Por ter sido parte do dote real durante séculos, a cidade foi favorecida com muitas construções e reformas, e com isso, permanece até hoje chamada de joia de Portugal.

 

Castelo de Obidos, Portugal, a graciosa vila medieval

Castelo de Obidos, Portugal

Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade é o Castelo de Óbidos, construção do século XIII, que é uma das Sete Maravilhas de Portugal, e onde hoje funciona um hotel, da rede das Pousadas de Portugal (recepcao.castelo@pousadas.pt). Infelizmente, o Castelo hoje é aberto apenas para os hóspedes do hotel, mas caso tenha vontade de visitar, você pode almoçar no restaurante do hotel, que é certamente uma atração a parte, com a vista diretamente por cima da muralha da cidade. O local é formal, talvez até muito silencioso, mas a comida fala por si. Os pratos tem um cuidado com os sabores tradicionais, e certamente vão surpreender e agradar até os mais céticos com a culinária portuguesa. O atendimento é precioso, e certamente fará jus ao preço cobrado. Ao final, termine com um dos doces tradicionais portugueses, e se posso sugerir,  peça o maravilhoso toucinho do céu que é servido por lá.

 

Restaurante na vila medieval de Obidos, Portugal

Hora de recarregar as energias em Obidos, Portugal

A região de Óbidos é muito famosa pelo licor de cereja chamado de Ginja de Óbidos e não tem como sair de lá sem tropeçar pelas centenas de lojas que vendem essa iguaria. A ginja é um licor de cereja silvestre, típica da região, e é servida em pequenos copos, usualmente degustada junto a sobremesa. Então, quando estiverem por lá, cedam à tentação e tomem um copo após o almoço, e tenho certeza que seu dia será bem mais alegre.

Óbidos é famosa pela sua produção de cerâmica, e você poderá encontrar as coisas mais lindas por lá. Uma das dicas mais legais que podemos dar é visitar a Casa dos Azulejos (Rua Josefa d'Óbidos, n. 12 – Vila de Óbidos), da artesã Daniela. A casa é incrível, e recheada das peças mais incríveis. Simplesmente não há possibilidade de não se apaixonar. O atendimento do Daniela é dos mais atenciosos, e além das peças pré-produzidas que você pode adquirir no local,  você poderá sair de lá com a sua peça personalizada. Antes de nos casarmos, Marcelo e eu encomendamos com a Daniela um azulejo comemorativo para a data, e que esteve à mostra na mesa do nosso casamento, e mais tarde, foi parar na parede da nossa sala. Ou seja, tivemos conosco nesse dia tão especial uma lembrança tão querida dessa linda cidade.

 

Arquitetura da vila medieval de Obidos, Portugal

Arquitetura de Obidos, Portugal

Ainda, se estiver com disposição e quiser ter uma visão panorâmica da cidade, é possível subir nas muralhas da cidade e percorrer os seus 2 km, recebendo de presente a linda vista que poderá ver por lá.

obidos04

 

Então: te convencemos que Óbidos é uma parada obrigatória na sua viagem por Portugal? Se sim, veja como chegar nesse destino incrível a partir de Lisboa!

O melhor método para viajar para Óbidos, a partir de Lisboa, é de ônibus. Os ônibus expressos partem da estação de ônibus de Campo Grande, que está localizado nas linhas de metro verde e amarelo. A viagem dura mais ou menos uma hora e um único bilhete custa € 7,10.

A rota de ônibus de Óbidos é chamada de "Rápida Verde", que liga Lisboa à cidade de Caldas da Rainha e é operado pela empresa de ônibus RODOTEJO. Existem vários serviços diários de segunda a sexta-feira mas há significativamente menos serviços no fim de semana, então, não esqueça de checar a frequência, ok?

Para acessar Óbidos de carro, deve-se utilizar a via expressa A8 e a viagem demora 45 minutos. E lembre-se que não se pode entrar de carro na Vila, e seu carro deve ficar no estacionamento fora da muralha.

 

Quer saber mais sobre este casal e o Diz Que Fui Por Aí? Então, além do blog, siga-os em Facebook e Instagram!

 
Todas as fotos são de autoria de Alfredo Machado e cedidas para uso exclusivo do Itinerário de Viagem, bem como todo o conteúdo, cedido exclusivamente pelo casal do blog. Direitos reservados, por favor, respeite!

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por