EnglishPortugueseSpanish
Luzes de Natal em Salerno, Itália
Postado por Estela T em dezembro 5, 2017 Editado em dezembro 8, 2017

Conheça as luzes de Natal em Salerno, Itália! A cidade que fica na região da Campania é um destino turístico típico de verão, já que de lá saem passeios para a Costiera Amalfitana. Mas o que muitos turistas não sabem é que durante a temporada de Natal Salerno oferece um dos mais belos shows de luzes da Itália. Toda a cidade é preenchida com esculturas de luzes de Natal, com dimensões impressionantes e uma beleza única.

 

Luci d'Artista Salerno, Italia, luzes de natal

O show das luzes pode ser apreciado desde o início de novembro até os últimos dias de janeiro. Tivemos a grande sorte de ver tudo isso com os próprios olhos e talvez por isso que as estadias em hotéis estavam mais caras. Mas de um modo geral, não senti a cidade cheia de turistas!

A cidade até disponibiliza um aplicativo para smartphone com detalhes sobre o que cada luz representa, além de indicar os endereços de para que os turistas não percam nenhuma delas!

Luci d'Artista Salerno, Italia, luzes de natal
Luci d'Artista Salerno, Italia, luzes de natal
Luci d'Artista Salerno, Italia, luzes de natal

Eu sou suspeita porque adoro luzes de Natal! Acho que elas trazem um conforto e um efeito visual lindo! Ok... eu sei que as árvores e os passarinhos sofrem muito nesta época!

Saiba que toda a Italia mantém esta tradição das Luces de Navidad, mas Salerno se destaca! E por falar nisso.... você sabe de onde surgiu esta idéia de decorar o Natal com luzes?

Dizem que quem começou a tradição foi Thomas Edison. Como ele sempre gostava de fazer demonstrações públicas malucas, o Natal de 1880 não foi diferente e nos trouxe as primeiras luzes elétricas de Natal. Na época ele até bolou uma estratégia de marketing para o novo produto e está registrado no artigo "Christmas Lights and Community Building in America" de Brian Murray, onde está descrito o plano de marketing de Edison para as luzes na época de festas natalinas. O showroom que ele elaborou foi o seu próprio laboratório, onde ele pendurou diversas lâmpadas ao redor do mesmo e, com isso, os passageiros da ferrovia que passava por perto eram tomados pela emoção do efeito visual.

Com a ideia de Edison, seu amigo Edward Johnson elaborou e exibiu a primeira árvore de Natal (registrada) eletricamente iluminada em sua casa. Eram 80 luzes envolvendo uma árvore e depois disso, a ideia foi copiada, comercializada e como muitos produtos e ideias americanas, ganhou o mundo!

Lógico que a ideia original de árvore de Natal + luzes de Natal não saiu da cabeça destes dois gênios da eletricidade. Esta é uma tradição milenar. Como no Hemisfério Norte a época de Natal é mais gelada e escura, era normal o uso de velas ou tochas no ambiente fechado do lar. Porém era adereço necessário e decorativo que trazia um risco de vida e perdas materiais. Apesar de as primeiras luzes elétricas de Natal também oferecerem risco de incêndio, a tecnologia avançou e muito, mas é bom lembrar que todo cuidado é pouco e ainda hoje existe um risco, pequeno, mas tem!

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por