EnglishPortugueseSpanish
DIÁRIO DE BORDO: Uma rápida passagem por Belém e Jerusalém
Postado por Estela T em maio 11, 2017 Editado em maio 5, 2017

Belem Jersusalem 13

Anna Carolina em Jerusalém

O Itinerário de Viagem tem o imenso prazer de trazer esta entrevista com a Carol, que, junto com a Fernanda Castelo Branco, desenvolvem o lindo blog Vontade de Viajar. Carol foi para o Oriente Médio e pedimos esta entrevista focada mais em Belém e Jerusalém (Cisjordânia e Israel, consequentemente) que é um local que queremos ir em breve 😉

Então, nada melhor do que já aprender com ela:

 

Anna Carolina é editora do blog Vontade de Viajar, carioca, formada em administração e marketing, trabalha em uma empresa multinacional e adora conviver com culturas e pessoas diferentes do mundo todo. Ela diz: "Não tenho um perfil certo de viagem, embarco nas maiores aventuras e nas viagens mais dondocas que existem. Aprecio comer num bom restaurante, mas adoro também descobrir lugares novos que ficam na memória e me fazem querer cada vez mais explorar o mundo!"

Fui para Belém e Jerusalém (Israel) em fevereiro de 2014, com um grupo de 4 amigos. A oportunidade de viajar para lá surgiu de forma inesperada: um amigo que já estava com a passagem marcada pra Jordânia e Israel levantou a ideia de irmos com ele, daí o grupo topou e fomos em busca das passagens. Ele já estava com a viagem toda organizada e nós embarcamos no roteiro dele. Passamos por lugares incríveis na Jordânia, como as ruínas de Petra e o deserto de Wadi Rum, e esticamos para conhecer Israel também. Em Belém e Jerusalém tivemos um guia do início ao fim, não sei se é melhor com ou sem, mas a minha experiência com guia foi ótima.

 

Jerusalém, Israel, Diário de Bordo do Vontade de Viajar no Itinerário de Viagem

Detalhes das ruas

Jerusalém, Israel, Diário de Bordo do Vontade de Viajar no Itinerário de Viagem

Muro das Lamentações lado feminino

Jerusalém, Israel, Diário de Bordo do Vontade de Viajar no Itinerário de Viagem

Detalhes das ruas

Jerusalém, Israel, Diário de Bordo do Vontade de Viajar no Itinerário de Viagem

Muro das Lamentações lado masculino

 

O que é necessário para ir ao Oriente Médio?

Para viajar para o Oriente Médio é preciso ter o certificado de vacinação da Febre Amarela daqui do Brasil. O visto é concedido na hora que você entra no país e ele não fica no seu passaporte, é anexado em um papel à parte, pois os países árabes não vêem com bons olhos o carimbo de Israel.

 

Como foi o roteiro em Israel:

Primeiro de tudo, é necessário trocar dólares por moeda local. A moeda de Israel é o Novo Shekel. Fui em uma casa de câmbio qualquer em Jerusalém, troquei o equivalente a 200 dólares e foi o suficiente para fazer os passeios guiados e cobrir outras necessidades como comida e souvenirs.

Como ficamos pouco tempo nas cidades, priorizamos conhecer o principal. Em Jerusalém quisemos percorrer a Via Dolorosa, retratando os últimos momentos de Jesus Cristo até o Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações e o Monte das Oliveiras. Em Belém, nosso foco foi a Igreja da Natividade, local de nascimento de Jesus Cristo, e demos também uma passada pelo Muro da Cisjordânia, que tive muita curiosidade em conhecer. O fato de eu ter estudado sobre isso tudo durante meus anos no colégio me encantou profundamente. Visitar cada cantinho que Jesus nasceu, viveu e morreu, é algo que vou guardar pro resto da vida.

 

 

Belém, Israel, Diário de Bordo do Vontade de Viajar no Itinerário de Viagem

Local onde Jesus nasceu

Jerusalém, Israel, Diário de Bordo do Vontade de Viajar no Itinerário de Viagem

Detalhes das ruas

 

A segurança em torno do Muro das Lamentações me impressionou muito também, o muro é separado no lado masculino e feminino. Em relação a roupa, acredito que o bom senso tem que predominar, tem que respeitar a cultura local e não usar muitas roupas abertas, nada que um viajante experiente não saiba.

Não tive um intenso contato com os habitantes da cidade, mas em todos os lugares que entrei fui bem recebida. Eles não tendem a se aproximar muito e nem são de ficar sorrindo, mas são muito respeitosos. O fato mais curioso foi quando fui de carro de Belém, na Cisjordânia, para Jerusalém, em Israel. Para entrar em Israel o sistema de segurança é fortíssimo, como vemos em filmes, de passarem detectores anti bomba embaixo do carro e verificarem o passaporte olhando bem no seu olho. Às vezes me sentia em algum filme ou seriado que se passa no Oriente Médio, tipo Homeland.

A comida é maravilhosa, amo comida árabe e não deixei de comer todos os quitutes, kebabs e falafels que tinham no cardápio.

 

 

Jerusalém, Israel, Diário de Bordo do Vontade de Viajar no Itinerário de Viagem 

O que mudou para a Carol esta viagem?

Definitivamente a minha viagem ao Oriente Médio me fez ver o mundo de um jeito novo, tive oportunidade de conviver um pouco com a cultura árabe, que me encantou e se mostrou diferente do que ouvimos por aí. Tive uma boa recepção por todos os lugares que passei. Também foi marcante ver de perto tudo o que aprendi na escola, conhecer lugares importantes na história de Jesus Cristo, como o Rio Jordão e a Igreja do Santo Sepulcro, foi emocionante.

 

Você encontra o blog Vontade de Viajar também nas redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, e G+

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por