EnglishPortugueseSpanish
14 de Abril: Dia Mundial do Café
Postado por Estela T em abril 14, 2017 Editado em abril 11, 2017

Pois é... para quem não sabia, até o nosso café tem um dia internacional e é o dia 14 de Abril!

Não se sabe ao certo porque este dia foi escolhido e se há algum evento histórico relacionado ao café para a data, mas o importante é comemorar!

É interessante relembrar a história do café que começou no século IX, sendo este originário na região da Etiópia. Mas antes mesmo, as tribos africanas já conheciam o café desde a Antiguidade, sendo que moíam os grãos e faziam uma pasta utilizada para alimentar os animais e aumentar as forças dos guerreiros. Chegando na Etiópia no século IX, e acabou espalhado no mundo através do Egito e da Europa. Segunda uma lenda, um pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros ficavam mais 'espertos' após comerem as folhas e frutos dos pés de café. Desta forma, ele experimentou os frutos e de fato sentiu uma maior vivacidade. Informado sobre este fato, um monge da região começou a utilizar uma infusão de frutos para driblar o sono enquanto orava. Lenda ou não, muitos ainda hoje atribuem o café como um despertador natural.

Uma curiosidade em relação ao seu nome "café":  ao contrário do que se acredita o seu nome não vem de "Kaffa" (local de origem da planta), mas sim da palavra árabe "qahwa", que significa "vinho" devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.

O processo do café moído e torrado que conhecemos começou na Pérsia (região atual do Irã).

Expositor com vários tipos de cafés

Evento sobre café em Santos, São Paulo

Além do dia mundial do café, ele ganhou uma data nacional! No Brasil o café é comemorado no dia 24 de Maio!

O café é muito importante para os brasileiros, sendo que foi o produto que alavancou o desenvolvimento de muitas cidades brasileiras, sendo a principal, São Paulo. Conforme os dados da ABIC - Associação Brasileira da Indústria do Café, o café é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos (não só o café puro, mas considerando capuccinos e mochas diversos). Você se encaixa nesta estatística?

O café foi tão importante para São Paulo que, na cidade de Santos, há um museu do produto! De tão importante e valorizado, as sacas de café eram leiloadas!

Fachada da "Bolsa do Café" em Santos

Local onde o café era leiloado

O Itinerário de Viagem quer saber.... onde você toma ou tomou o melhor café? Nos conte! Quem sabe damos uma passada lá?

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por