EnglishPortugueseSpanish
Conhecendo o essencial de Istambul
Postado por Estela T em Abril 28, 2017 Editado em dezembro 8, 2017

Quando você faz uma viagem para Istambul, Turquia, pode ficar um pouco confuso sobre o que é essencial para conhecer nesta cidade, sobretudo se você tem pouco tempo nesta cidade. Então o Itinerário de Viagem fez uma lista dos top 7 pontos turísticos imperdíveis para você conhecer nesta cidade dividida pela Europa e Ásia! Com estes pontos turísticos, você pode organizar a sua estada na cidade por 2 ou 3 dias. Super dica, não? Confira já!

 

1) Grand Bazaar

Uma das coisas que logo vem à cabeça quando pensamos em cultura árabe ou turca são estes mercados. E este é um dos mais famosos! Lá ele é chamado de Kapalι Çarșι e é quase um labirinto de ruelas cobertas por abóbodas pintadas e ladeadas por milhares de lojas. Construído em 1453, você encontra de quase tudo: desde mercadorias made in China quanto as mercadorias tradicionais turcas, muito ouro e prata, lamparinas, pashiminas, tapetes, souvernirs, instrumentos musicais, etc...

Informações:
Horário de funcionamento: Aberto de Ter-Dom das 9-19h. Fechado em alguns feriados, consultar antes de partir.
Endereço: não há um endereço só, como são várias entradas, é mais fácil se localizar pelo bairro de Beyazit.

 

Grand Bazaar em Istambul, Turquia

Grand Bazaar

 2) Cisterna da Basílica

Chamada por lá de Yerebatan Sarayι, construída em em 532 para atender às necessidades de crescimento do Grande Palácio do outro lado do antigo Hipódromo. Muitas pessoas jogam moedas para dar sorte... vale a pena tentar.

Informações:
Horário de funcionamento:  todos os dias 09-18h30
Entrada paga (em torno de ₺10)
Endereço: Alemdar Mh., Şeftali Sk No:6

 

Dentro da Cisterna da Basílica, Istambul, Turquia

Detalhe das colunas da Cisterna da Basílica

Dentro da Cisterna da Basílica, Istambul, Turquia

Dentro da Cisterna da Basílica

 

3) Mesquita Azul

Chamada de Blue Mosque ou Sultan Ahmet Camii, é a mesquita mais conhecida de Istanbul. Ela foi erguida entre 1609 e 1616. Ela tem este nome de “mesquita azul" (dada pelos estrangeiros) porque ela é quase que inteiramente revestida com azulejos iznik azuis e possui ricos vitrais também do mesmo tom. Se você for à cidade no verão, aproveite o show de luzes e som no exterior da Sultan Ahmet Camii quando o sol se põe.

Fachada da Mesquita Azul, Istambul, Turquia

Fachada da Mesquita Azul

Interior da Mesquita Azul, Istambul, Turquia

Interior da Mesquita Azul

 

4) Basílica de Santa Sofia

Chamada de Hagia Sophia Museum é considerada hoje como uma das maiores realizações arquitetônicas do mundo. Construída entre 532 e 537 para ser a catedral cristã de Constantinopla. Do período entre 1204 e 1261, ela foi “convertida" para uma catedral catótlica romana e a partir do século 15 os otomanos a transformaram em mesquita, incluindo miranetes, túmulos e fontes. Ela reabriu como um museu em 1º de fevereiro de 1935.

Como museu, está há anos em reforma. O seu interior é muito delicado e a manutenção e restauração é muito lenta. Então, não fique chateado se encontrar andaimes de reforma dentro do salão principal.

Muitos dos mosaicos originais foram resgatados (porque haviam sido cobertos com cimento pelos muçulmanos) e hoje podemos vê-los e são belíssimos!

Informações:
Horário de funcionamento: Verão: 15 de Abril até 25 de Outubro das 09-19h. Inverno do dia 25 de Outubro até 15 de Abril das 09-17h
Entrada: ₺40

Fachada da Igreja de Santa Sofia, Istambul, Turquia

Fachada da Santa Sofia

Interior da Igreja de Santa Sofia, Istambul, Turquia

Interior da Igreja de Santa Sofia

5) Torre Galata

 

Chamada de Galata Kulesi, ela possui uma arquitetura linda. Foi construída em 1348 como parte da expansão da colônia genovesa de Constantinopla, por isso que possui uma estética um tanto ocidental.Na década de 1960, o interior original de madeira foi substituído por uma estrutura de concreto e o local aberto ao público. Pode ser difícil, dependendo da época, encarar a fila para subir até o topo. Mas eu achei a vista de lá linda!

Informações:
Horário de Funcionamento: diariamente das 09-20h. Provavelmente não abre em dias festivos, como no Ramadã.
Entrada:  ₺12 (não aceita credit card)
Endereço: Bereketzade Mh., Galata Kulesi, Beyoğlu

Torre de Gálata entre os prédios de Istambul, Turquia

Torre de Gálata entre os prédios

Esperando o elevador da Torre Gálata

Esperando o elevador da Torre Gálata

Istambul vista de cima da Torre Galata, Turquia

Istambul vista de cima da Torre Galata

 

6) Istiklal Caddesi

É uma famosa rua do lado asiático, repleta de comércio variado onde não há carros, apenas pedestres e o famoso bonde. Vale muito a pena andar por esta rua e procurar alguma coisa que agrade: um doce, uma roupa, um souvernir, enfim... qualquer coisa. Quando estiver andando por lá,não deixe de visitar a Çiçek Pasajı, com estilo bem europeu, é um tipo de galeria destina a restaurantes e mais comércio.

materia istambul 20

 

7) Palácio Dolmabahçe Sarayı

Este é um belíssimo palácio, muito visitado em Istambul e é muito bonito, apesar de nãos er muito grande. Construído entre entre 1842 e 1853, foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922 e o primeiro palácio de estilo europeu em Istanbul. Não são permitidas fotos no seu interior, mas vai por mim... ele é lindo!

Palácio Dolmabahçe Sarayı, Istambul, Turquia

Fachada do Palácio Dolmabahçe Sarayı

Palácio Dolmabahçe Sarayı, Istambul, Turquia

Um dos portões do Palácio Dolmabahçe Sarayı

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por