EnglishPortugueseSpanish
A tecelã italiana Chiara Vigo de Isola di Sant’Antiocco na Itália
Postado por Estela T em outubro 16, 2017 Editado em outubro 16, 2017

Antes mesmo de irmos à Itália, estávamos fascinados com a história da tecelã italiana Chiara Vigo de Isola di Sant'Antiocco. Analisando o nosso itinerário de viagem, vimos a grande possibilidade de voarmos até a Sardegna e alugarmos um carro até chegarmos na ilha anexa onde Chiara mora, a Isola di Sant'Antiocco.

Chiara Vigo, Museo del Bisso, Museum, Museo, Italia, Italy, Sardegna, Sardenha, Isola di Sant'Antiocco

Chiara Vigo com um dos seus trabalhos

Chiara Vigo executa uma técnica milenar da região que consiste em coletar a secreção de um molusco marinho típico daquela região para a transformação e confecção de um tipo de seda que, após um tratamento específico e totalmente sigiloso, brilha como o ouro. Este material tratado é chamado de "biso". Chiara é a única pessoa que coleta a secreção sem machucar o animal, mergulhando no mar em total apinéia. A cada mergulho ela retira cerca de 2cm do material.

 

 

Chiara Vigo, Museo del Bisso, Museum, Museo, Italia, Italy, Sardegna, Sardenha, Isola di Sant'Antiocco

Detalhe do atelier museu

Chiara Vigo, Museo del Bisso, Museum, Museo, Italia, Italy, Sardegna, Sardenha, Isola di Sant'Antiocco

Detalhe dos moluscos

Tal técnica só é passada de mãe para filha. Hoje, a única pessoa que executa tal trabalho é Chiara. Muito comum na região na antiguidade para atender à demanda de muitos faraós e imperadores que usavam o "biso" como ornamento ou até mesmo como vestimenta. Com o passar dos anos, o bicho da seda acabou tomando o lugar do "biso" e este acabou sendo esquecido.

Não havia como não se encantar com esta história. Então, depois que pousamos no aeroporto de Cagliari na Sardegna, alugamos um carro, deixamos nossas malas no hotel e seguimos à Isola de Sant'Antiocco.

Confesso que fiquei um pouco desconfiada com o que estaria prestes a conhecer, já que a paisagem da estrada não é lá tão interessante (por sinal é até muito industrial). Mas quando entramos na isola foi como mágica! Me senti realmente em uma ilha no fim do mundo da Itália! Aquela ilha quase parada no tempo, sem uma alma viva, sem carros, sem movimento!

 

Estrada, Road, Italia, Italy, Sardegna, Sardenha, Isola di Sant'Antiocco

A estrada para Isola di Sant'Antiocco

Chegando em Santiocco

 

Com sorte conseguimos encontrar um restaurante para almoçar e depois, ainda nos adaptando com a existência da siesta, esperamos a cidade voltar a funcionar até as 16h local. Pois é, para quem não sabe, a siesta existe e é levada a sério. Quase nada aberto, quase ninguém na rua, tudo por causa da siesta. Em Santiocco existe o Museo del Biso onde Chiara expõe os seus trabalhos, porém, só estando lá é que entendi que o museu também é o atelier da tecelã. Mas com a siesta, o museu-atelier estava fechado. Aproveitamos e dormimos um pouco no carro e depois demos uma andada pela isola.

Quando o Museo del Biso reabriu tivemos uma bela surpresa em finalmente conhecer Chiara Vigo. Uma senhora forte, simpática e séria. Tive a impressão de que ela lia meus pensamentos ou talvez a minha alma. Só sei que ela não é uma pessoa "comum".

 

Chiara Vigo, Museo del Bisso, Museum, Museo, Italia, Italy, Sardegna, Sardenha, Isola di Sant'Antiocco

Demonstração da manipulação do "biso"

Um casal tcheco e uma intérprete de Chiara com inglês perfeito estavam nos acompanhando, aliás, ótimas companhias!

A visita não foi rápida. Levamos cerca de 01 hora e Chiara nos mostrou todas as etapas do processo de confecção. Cantou uma canção antiga (não estou falando que era uma canção italiana, era ancestral), mostrou diversos trabalhos prontos e até nos presenteou com desenhos e um punhado do "biso" limpo.

No final, nada mais justo do que doar uma quantia pelo tempo que ela nos cedeu para mostrar o seu trabalho. Pelo o que entendi, nada lá está à venda. Tudo faz parte do museu do "biso". Ela não visa o lucro, mas é uma mantenedora de uma tradição milenar!

 

Chiara Vigo, Museo del Bisso, Museum, Museo, Italia, Italy, Sardegna, Sardenha, Isola di Sant'Antiocco

Um dos trabalhos de Chiara

Informações:
Horário de funcionamento
: De 01 de Abril a 30 de Setembro das 09h-20h, de 01 de Outubro a 15 de Outubro das 09h-13h retornando às 15h30-20h, de 16 de Outubro a 31 de Março das 09h30-13h, retornando das 15h-18h. Fechado dias 25 e 26 de Dezembro, 1º de Janeiro e Páscoa.
EndereçoVia Regina Margherita, 113
Entrada Gratuita, mas doe uma quantia para ajudar na manutenção do local!

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por