EnglishPortugueseSpanish
Beco do Batman em São Paulo
Postado por Estela T em abril 17, 2017 Editado em abril 11, 2017

O Beco do Batman em São Paulo é uma travessa no bairro Vila Madalena e é como uma Open Air Graffiti Gallery, muito famosa e visitada. Para se ter ideia da fama do beco, existe até visitas guiadas! Procure no Google para encontrar este tipo de tour!

O nome é esquisito e surgiu porque lá existia uma grafite deste personagem, na década de 1980. Deve ter sido o princípio de todos os grafites e o nome pegou. Infelizmente a grafite original do personagem não existe mais e algumas pixações acabam interferindo em algumas grafites. Mas ok....

O icônico grafite do homem morcego nos anos 80 atraiu muitos estudantes de artes plásticas e que começaram a deixar suas expressões artísticas nas paredes do beco e aos poucos o beco todo ficou colorido.

Para visitar o Beco via transporte público, o jeito mais rápido é descer na estação Sumaré da linha verde do metrô e de lá seguir a pé. O Beco fica na Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque e fica aberto todos os dias, 24 horas. Boa dica para quem quer ver o beco em outros tons, mas é bom saber que atrás dos muros grafitados há famílias querendo ter uma boa noite de sono, então... faça a visitação em silêncio 😉

Apesar do Beco existir há um bom tempo, creio que o uso de redes sociais e a exposição de imagens nelas aumentou o interesse do público a este ponto turístico. Recentemente um morador ficou tão cansado do barulho dos visitantes (inclusive à noite) que pintou o seu muro de cinza. Bom... é direito dele fazer o que quiser com o seu muro, mas por isso que eu digo novamente: faça a visitação em silêncio!

O interessante é que de tempos em tempos as paredes são renovadas com grafites novas e a disputa para grafitar é imensa!

Quando estive em New York, havia algo do tipo no Brooklyn e tive a péssima notícia que a galeria de grafite fora apagada por conta de uma incorporadora. Na época, houve manifestações e indignação porque o local era referência do grafite para a cidade e era imenso!

Espero que este pequeno Beco não tenha o mesmo fim.

Uma simbólica marca do homem morcego!

Até o chão possui grafite

Em todos os lados

Deixe seu comentário / Nenhum comentário

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por