EnglishPortugueseSpanish
Os 4 castelos mais bonitos do Vallée de la Loire, França
Postado por Estela T em 21/02/2016 Editado em 31/03/2019

Quem planeja conhecer a região chamada “Centre” na França, tem que incluir os castelos mais bonitos do Vallée de la Loire, ou, como chamamos, Vale do Loire. Selecionamos aqui os 4 castelos mais bonitos do “vale”.

A região é conhecida por seus châteaux (castelos), pelo vinho, o clima ameno e temperado e as belezas que tudo isso compõe. Se programar para visitar os castelos da região pode ser uma tarefa bem difícil, já que existem cerca de 300 deles e alguns não são abertos para visitação. Então, daqueles que são abertos, selecionamos os 4 mais bonitos!

 

1) Château d’Amboise

 

Château d'Amboise na França

Château d’Amboise é um château do século XI e no século XVI, François I de France foi proclamado rei de Amboise e  empreendeu reformas no château convidando em 1513 Leonardo da Vinci para a missão.  Da Vinci ficou hospedado no Château Clos Lucé (hoje um museu) bem do ladinho do Château d’Amboise que era interligado a uma passagem subterrânea.

Para quem não sabe, da Vinci ficou lá por 3 anos e acabou falecendo. Em Amboise está a tumba de Leonardo da Vinci, na Capela de Saint-Hubert. Bem… pelo o que eu li é o que acredita-se ser, porque há muitas controvérsias a respeito da legitimidade dos fatos históricos e até sobre a tumba. Mas acabamos acreditando e aceitando de que o mestre da arte está enterrado lá.

Por que ele é bonito: A vista do château do outro lado do rio Loire é linda! O jardim do château é diferente e o château em si é bem conservado.

 

2) Château de Chenonceau

 

Château de Chenonceau na França

Château de Chenonceau foi construído durante a Renascença e sofreu influências na sua construção por mulheres aristocráticas onde cada uma delas deixou a sua marca. A ideia da construção do château era para ele parecer que estava flutuando no rio Cher e no ar. Considerado um dos mais bonitos do Vallée de la Loire, é conhecido como o “château das 7 damas”.

Por que ele é bonito: O château fica estrategicamente em cima de um rio e o reflexo nele é espetacular. O château é muito bonito por dentro e é interessante notar as modificações que “as mulheres do castelo” realizaram. Note que o jardim é muito bonito também!

 

3) Château de Villandry

 

Château de Villandry na França

Château de Villandry  foi o último construído na região do Loire na época do Renascimento. O grande destaque são os seus jardins, considerados como os mais belos da França. São divididos em três níveis: o jardin potager (jardim da cozinha), o jardin d’ornament (jardim ornamental) e lo jardin d’eau (jardim d’água).

Por que ele é bonito: O château possui 3 exuberantes jardins que mudam conforme a estação do ano. Já é um bom motivo para ir lá pelo menos 4 vezes no ano, não? Dependendo da época, você pode ver até legumes! Além de ter aposentos muito bem conservados, há alguns que te permite observar os jardins em volta em outro ponto de vista.

 

4) Château de Chambord

 

Château de Chambord na França

Château de Chambord é a maior das residências reais do Loire, construído em 1519, onde acredita-se que o desenho de base do projeto foi desenvolvido pelo italiano Domenico da Cortona e o francês Philibert Delorme. Porém em 1913, o projeto original fi atribuído a Leonardo da Vinci, já que este estava hospedado em Amboise e há fortes indícios de que ele tenha passado por lá. Por outro lado, há fontes que apenas indicam que ele projetou algumas chaminés e a escadaria espiral no interior do château. Seja lá qual a versão verdadeira, o château é lindo de todos os jeitos e talvez o ponto alto do Loire.

Por que ele é bonito: O château é imenso e possui uma arquitetura muito bonita e particular. Além dos mistérios que o cerca, as suas chaminés são um charme, dando uma característica muito forte ao château.

 

Tome nota – Melhor época para visitar:

Algumas fontes indicam que entre Março e Outubro a região está particularmente bela e movimentada, com muitos eventos culturais e com a flora em constante mutação. O inverno é mais calmo, mas muitas atrações que você possivelmente vai querer visitar têm horários limitados ou nem mesmo abrem. Para quem não quer pegar frio de jeito algum, sugiro ir a partir de final de Maio até final de Agosto.

Todas as fotos e textos são criações do Itinerário de Viagem. Direitos reservados, por favor, respeite!

Deixe seu comentário / 2 Comentários

  1. josefa de jesus

    boa noite ,eu sou aqui do brasil , e estoi fazendo una bella pesquisa sobre os catellos mais bonitos da frança , me encantei ,fiquei mui agradecida encheu meus olhos de muita sofisticacion , per dao, pois naoo si falar , frances, nem mui bien o italiano mas entendi tudo neste , lindo domindo meus olhos agradese tanta bonitesa , fiquei mui grata , muitas graças com tanta beleza . omeu muito obrigado nada mais ,josefa 25/11/2018

    • Estela T

      Olá Josefa! Ficamos muito felizes em ler o seu comentário e saber que ajudamos você nesta pesquisa! Grande abraço!

Itinerário de Viagem (C) Direitos reservados
desenvolvido por